pt.news
1399

Cartuxos alemães perseguidos se refugiam com Pio X

O ex-abade suíço Martin Werlen OSB, um agitador anticatólico bastante franco, não só foi feito o visitante, mas também o comissário da Cartuxa de Marienau, na Alemanha.

Ele visita a Cartuxa todos os meses, conhece os monges individualmente e conversa regularmente com a comunidade. Aparentemente encantador, ele dividiu a comunidade e semeou desconfiança entre os monges.

Werlen mudou as posições de liderança. O prior foi substituído pelo padre Moses Maria, que recebeu um mandato de dois anos como "reitor". No verão de 2019, essa mudança foi relatada na carta da paróquia de Bad Wörishofen, cidade natal do padre Moses, incluindo um retrato dele (página em pdf abaixo).

Werlen pressionou pela comunhão na mão e introduziu livros modernos na biblioteca. Um padre e um irmão, comprometidos com os velhos costumes cartuxos e céticos de Werlen, foram forçados a se mudar para a Cartuxa mais liberal em Pleterje, na Eslovênia.

No entanto, eles ficaram lá apenas algumas semanas e, depois, se refugiaram temporariamente com a Sociedade de São Pio X (SSPX), na Áustria. O prior da Pio X em Viena mencionou isso na sua homilia de domingo.

#newsFuwbmdrcpk

1
2