03:19
h2onews.org
3,3 mil
Crônicas Vaticanas: o papa e a ecologia. John Thavis: A Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz foi divulgada esta semana e é centralizada no respeito pela Criação. O tema ambiental foi oportuno …Mais
Crônicas Vaticanas: o papa e a ecologia.

John Thavis: A Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz foi divulgada esta semana e é centralizada no respeito pela Criação. O tema ambiental foi oportuno – pois foi publicada quando os líderes mundiais estão reunidos em Copenhague para elaborar uma estratégia para a mudança climática. Hoje, falaremos sobre a visão ecológica do Papa nas Crônicas Vaticanas. Eu sou John Thavis, chefe de redação de Catholic News Service em Roma.

Cindy Wooden: E eu sou Cindy Wooden, correspondente de CNS em Roma. A mensagem do Papa para o Dia da Paz tem um tom urgente. Ele falou de uma crescente crise que está provocando sistemas hídricos poluídos, desertificação e desflorestamento, perda da biodiversidade e um aumento de catástrofes naturais e uma nova classe do que ele chamou de “refugiados do meio ambiente” – pessoas forçadas pelos riscos ecológicos a abandonarem suas casas. Ele advertiu que a exploração ambiental atual está colocando em risco o fornecimento de recursos naturais para as futuras gerações.

John Thavis: O papa afirma que tudo isso requer um estilo de vida mais simples, especialmente nos países ricos. O atual modelo de produção e consumo são insustentáveis, diz ele. Mas o papa não se refere aqui somente a fórmulas tecnológicas, como gases menos poluentes ou às polegadas da tv super plana. Sua Mensagem para o Dia da Paz diz que a emergência ambiental é parte de uma crise de valores mais ampla na sociedade moderna. Um ponto que ele frequentemente cita quando fala de ecologia é que isso tem início com o respeito pela pessoa humana e envolve o relacionamento do ser humano com Deus como Criador. Ele acredita que esta é uma dimensão essencial na discussão sobre o meio ambiente, mas que é ignorada por muitas pessoas hoje em dia.

Cindy Wooden: A mensagem do papa encoraja o desenvolvimento de energias tecnológicas alternativas, especialmente as imensas potencialidades da energia solar. A propósito, foi Bento XVI quem aprovou no ano passado a instalação de vários painéis solares dentro da Cidade do Vaticano, incluindo todo o teto da Sala Paulo VI, que foi dotado de um gerador solar. Os engenheiros falaram da construção de um imenso implante – o maior da Europa – nas propriedades vaticanas fora de Roma. Em um nível mais modesto, recentemente o Vaticano instituiu um programa de reciclagem em todo o 109 hectares de seu Estado.

John Thavis: O Natal está chegando, e você pode ver atrás de nós a árvore que o Vaticano coloca na praça todos os anos. Esta vem da Bélgica, é um abeto vermelho de 30 metros de altura e de 90 anos. Algumas pessoas questionaram como o papa “ecológico” tenha derrubado árvores assim imponentes. Bem, o Vaticano foi cuidadoso ao se certificar de que as árvores são cortadas em um processo regular, e seriam de qualquer maneira removidas.

Cindy Wooden: E depois do período de Natal, o Vaticano vai doar a árvore a artesão, que farão brinquedos e jogos para crianças – um pequeno, mas simbólico ato de reciclagem. Eu sou Cindy Wooden.

E eu sou John …