pt.news
82

Arcebispo de Paris: Francisco "confundiu um pouco a história"

Michel Aupetit, arcebispo aposentado de Paris, está preparando um processo por difamação contra ParisMatch.com, dos oligarcas, que insinuou que ele estava tendo um “caso de amor”.

“Não posso aceitar que meu silêncio seja interpretado como uma admissão de culpa”, disse Aupetit a LeParisien.fr (15 de dezembro). Sobre a mulher com quem ele supostamente estava envolvido em 2012, ele disse:

“Era uma pessoa que, como costuma acontecer quando se é padre ou médico, se apega porque sofre de solidão. Ela me escrevia todos os dias. Eu respondia a uma carta e minha secretária podia lê-la, pois compartilhávamos a mesma caixa de e-mail. Não houve nenhum caso. Certa vez, essa pessoa teve uma dor nas costas. Eu fiz uma massagem nela para aliviá-la. Lembro vocês que sou médico".

Aupetit também disse que, há alguns anos, ele relatou o assunto aos seus superiores: "Não há realmente nada de novo neste caso".

LeParisien.fr lembra que Francisco falou de "carícias" e "massagens" dadas a uma secretária. A resposta de Aupetit; "Acho que ele confundiu um pouco a história. Minha pobre secretária não teve nada a ver com isso. Conheço bem o marido e a família dela. Batizei os netos dela".

Aupetit diz que teria tido força para continuar, caso Francisco não tivesse aceitado sua renúncia, e responde afirmativamente quando questionado se pensa que é “vítima de um complô".

Fotografia: Michel Aupetit, © wikicommons, CC BY-SA, #newsFovgyjcczs