pt.news
249

São Benedito, o Mouro, torna-se paróquia pessoal para negros

O bispo David Zubik está estabelecendo a igreja de São Benedito, o Mouro, em Pittsburgh como uma paróquia pessoal para negros – no entanto, “qualquer pessoa” que queira fazer parte da paróquia é bem-vinda.

Para Zubik, o fato de a igreja estar na colina com vista para a cidade, deve ser um lembrete constante de "quão importante os católicos negros são para nós" – como se alguém tivesse duvidado disso.

Zubik "sentiu" o desejo dos negros de satisfazer suas "necessidades espirituais e culturais únicas". Ele também quer “aumentar a conscientização sobre a necessidade de andar com nossas irmãs e irmãos negros” – enquanto uma paróquia é sobre andar com Cristo.

A decisão foi tomada em fevereiro, mas a diocese usou a histeria de George Floyd para lançar um golpe publicitário. Já na década de 1960, quatro paróquias predominantemente negras foram fundidas da igreja de São Benedito.

Benedito, o Mouro (+1589), era um irmão franciscano siciliano analfabeto nascido de escravos africanos. Enquanto na Itália ele é reverenciado pela sua santidade e dons espirituais, nos Estados Unidos ele foi transformado em um garoto propaganda da política racial.

Fotografia: St. Benedict the Moor, Pittsburgh © Trevin Shirey, CC BY-SA, #newsXcdadbbjfi