pt.news
123

Método Bergoglio: a imagem é o que conta

Francisco coloca muita ênfase em sua própria imagem, escreve Domencio Martino em IlMattinoDiFoggia.it (2 de fevereiro): “A imagem se tornou mais importante para Francisco do que as relações humanas?”

Martino lembra como Francisco demitiu o cardeal Becciu. Por que Francisco não pediu uma explicação a Becciu ou esperou até que o inquérito em andamento fosse concluído? - questiona Martino.

“Um papa que não chama você para entender o que aconteceu, mas simplesmente diz que você foi demitido é um golpe no coração de qualquer pessoa”.

Francisco sabia que dispensar Becciu não resolveria o problema, Martino escreve: “Mas sua imagem foi, sem dúvida, protegida, e isso é o que é importante”.

Conclusão de Martino: “Talvez o 'método Begoglio' seja capturar a boa vontade dos ouvintes 'destruindo' bispos e padres?”

Ele se lembra da entrevista de Francisco ao Canale 5, onde ele falou duas vezes sobre padres e bispos, "de uma forma quase depreciativa", afirmando que "bispos e padres egoístas não dão frutos".

Para Martino, teria sido melhor se ele tivesse dado um pouco mais de ênfase aos 100 padres italianos que morreram de Covid-19, já que esse era o assunto.

Fotografia: © Mazur, CC BY-NC-SA, #newsDttplbrouc