53:37
Francisco Amado
528
A verdade que a Ucrânia não quer que o mundo veja O atual governo ucraniano tentou desesperadamente impedir que a França exibisse essa reportagem. Uma equipe de TV francesa volta à Ucrânia para saber …Mais
A verdade que a Ucrânia não quer que o mundo veja

O atual governo ucraniano tentou desesperadamente impedir que a França exibisse essa reportagem. Uma equipe de TV francesa volta à Ucrânia para saber o destino dos três principais grupos neonazistas que participaram do golpe de Estado conhecido como 'Revolução EuroMaidan' que derrubou o presidente pró-russo Viktor Yanukovitch.

OBS: O documentário é ótimo, no entanto, preciso fazer duas observações importantes:

1) O repórter diz que pelo Donbass guerreiam voluntários que vieram da extrema-direita europeia. Isso não é totalmente falso, mas passa a impressão errada: A de que é uma guerra de neonazistas contra neonazistas, o que é um absurdo:
Na Novarrússia há batalhões de mineiros,
batalhões cristãos ortodoxos,
batalhões nacionalistas,
batalhões comunistas,
batalhões cossacos,
batalhões monarquistas,
batalhões Eurasianos (Seguidores de Dugin) e também há alguns
batalhões de extrema-direita, mas eles não comandam os processos políticos e não tem papel-chave nas operações militares.

2) Quando o repórter aborda o massacre de Odessa ele diz e mostra manifestantes pró-russos atirando em ucranianos nos confrontos e do telhado do sindicato eles atirando coquetéis Molotov.

Mas na verdade, esses homens eram provocadores infiltrados (Aqui no Brasil chamamos de P2).

Eles estavam com fitas vermelhas para identificá-los diante da polícia durante os confrontos de rua.

Em resumo: A polícia protegeu os provocadores violentos (falsos pró-russos) e depois deixou os manifestantes pró-russos verdadeiros serem queimados pelos neonazistas ucranianos.

Me siga nas redes sociais

NINGUÉM VEM SALVAR O TEU RABO - Francisco Amado (@revistacalibre) | Twitter

instagram.com/accounts/login/