Emanoel aslan
2,9 mil
FUNDAÇÃO TERRA ( PADRE AIRTON FREIRE ) A Fundação Terra é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pelo Padre Airton Freire, numa Comunidade, denominada Rua do Lixo, de pessoas …Mais
FUNDAÇÃO TERRA ( PADRE AIRTON FREIRE )

A Fundação Terra é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pelo Padre Airton Freire, numa Comunidade, denominada Rua do Lixo, de pessoas muito pobres, na periferia de Arcoverde, cidade que fica na região semi-árida do Estado de Pernambuco, no Brasil.

De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e do recenseamento do ano 2000 – No Brasil, o Censo é realizado a cada dez anos. O Censo 2010 ainda está em curso – eis alguns dados sobre o município de Arcoverde: está a 256 km da Capital de Pernambuco, Recife; tem uma área de 379,0 km²; a temperatura média é de 24º C; fica a 663m acima do nível do mar; o índice pluviométrico médio (chuvas) é de 500 mm por ano; a população do município é de 61.600 habitantes: 89,8% urbana e 10,2% rural (homens: 47,1% e mulheres: 52,9%); as principais atividades econômicas são comércio e serviços; a principal rodovia de acesso é a BR-232 e conta com um aeroporto para aeronaves de pequeno porte.

Ainda de acordo com o IBGE, em Arcoverde 10,30% das pessoas responsáveis por seus domicílios não têm rendimentos (salário). Entre as pessoas que têm rendimentos: 43,54% recebem menos de um salário mínimo por mês. O salário mínimo no Brasil é de R$ 510,00 (Quinhentos e dez Reais), aproximadamente 200,00 EUROS. O índice de analfabetos é também elevado: 23,0% da população de 10 anos ou mais de idade.
Na Comunidade onde está localizada a Fundação Terra, a situação é ainda mais grave.
Quando, onde e por que surgiu a Fundação Terra.
Oficialmente, a Fundação Terra passou a ter existência jurídica (nasceu) no dia 8 de setembro de 1984, numa comunidade conhecida popularmente como “Rua do Lixo” e que fica no entorno do antigo depósito de resíduos sólidos – “Lixão” – da cidade de Arcoverde, no semi-árido do Estado de Pernambuco, distante 256 km da Capital - Recife.
Historicamente, os sucessivos Governos Municipais sempre resumiram a questão do lixo produzido na cidade, fosse este de origem doméstica, industrial ou hospitalar, a levá-lo a um local, de preferência afastado do perímetro urbano, para ali depositá-lo a céu-aberto, sem qualquer preocupação de natureza ambiental ou social.

A Fundação Terra nasceu nessa comunidade, para resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados pelo Pe. Airton Freire de Lima, como o supra-sumo da miséria da cidade de Arcoverde. Pessoas jogadas a própria sorte, se “alimentando” de restos de comida encontrados no lixo e de esmolas conseguidas nas ruas; “morando” em barracos de papelão, lata ou taipa; sem água, sanitários, luz elétrica, rua pavimentada, escola, assistência médica,... Enfim, à margem dos valores e dos progressos da sociedade cristã e ocidental. A Fundação Terra foi fundada para servir aos pobres, no sentido stricto (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico).