3
4
1
2
IRMAOS LUMIERE
205
CASA BATLLÓ EM BARCELONA, ESPANHA. A Casa Batlló é uma das obras mais importantes e impressionantes do genial arquiteto Antoni Gaudí, refletindo o periodo de plenitude criativa do artista. A casa …Více
CASA BATLLÓ EM BARCELONA, ESPANHA.

A Casa Batlló é uma das obras mais importantes e impressionantes do genial arquiteto Antoni Gaudí, refletindo o periodo de plenitude criativa do artista. A casa também é conhecida popularmente como a “casa de las máscaras” ou a “casa de los huesos” (ossos) pela semelhança de alguns elementos decorativos da fachada com máscaras e ossos.

Pela sua importância para a história da arte e da arquitetura, foi declarada, em 2005, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Sua história começou em 1903, quando Josep Batlló, um rico empresário da área têxtil, comprou o prédio, situado no Passeig de Gràcia, no coração da Barcelona modernista. A construção do edifício data de 1877, numa época em que não havia luz elétrica em Barcelona. Batlló encomendou a remodelação quase que total do prédio a Antoni Gaudí, que na época já era um arquiteto famoso.

No trabalho de reforma do prédio, Gaudí contou com a colaboração dos seus ajudantes habituais e de um seleto grupo de artesãos da época. Essa mão de obra de primeira ordem contribuiu para que o resultado final se convertesse em um trabalho com desenho extraordinário. A obra foi completada entre 1904 e 1906 e Batlló ficou tão contente com o trabalho realizado por Gaudí, que o indicou para a construção de La Pedrera, de seu amigo Pere Milà i Camps.

O trabalho de Gaudí reflete um estilo muito pessoal, que busca inspiração em formas orgânicas da natureza. Gaudí criou uma nova fachada, com muros ondulados, sobre os quais colocou seu característico trencadís (fragmentos de cerâmica e vidros quebrados), acrescentando um maravilhoso colorido e relevos à fachada principal. Admirar o prédio, a partir da calçada, é como ver um enorme quadro impressionista, onde é possível imaginar a superfície do mar, brincando com os reflexos da luz do sol.

O grande balcão do primeiro andar, feito com pedra arenosa, possibilita uma visão interna do salão.

Os outros andares, com balcões decorados com ferro fundido em forma de máscaras, retribuem os inúmeros olhares que são lançados pelos espectadores

No alto do prédio, a torre coroada com uma cruz de quatro braços lembra a espada de Sant Jordi atravessando o corpo do dragão, uma referência a São Jorge, padroeiro da Catalunha. Essa é uma das interpretações dadas para a fachada da casa Batlló, onde as colunas em forma de ossos e as janelas que lembram caveiras simbolizariam as vítimas do dragão, antes de ser morto por São Jorge.

A parte superior do telhado assemelha-se ao dorso de um réptil (seria um dragão?) e suas escamas. O dorso do dragão equilibra esteticamente quatro grupos de sinuosas chaminés situadas no terraço da casa.

Outra interpretação mais amena da obra de Gaudí está relacionada ao Carnaval, onde os detalhes de mosaicos e cerâmicas representariam confetes, no teto estaria o chapéu de arlequim e nas janelas as máscaras de carnaval.