jamacor
557
Formação, tarefa de sempre. Textos de São Josemaria Etiquetas: Estudo, , Formação, Catequese, Ano da Fé É urgente difundir a luz da doutrina de Cristo. Entesoura formação, enche-te de clareza …Mais
Formação, tarefa de sempre.

Textos de São Josemaria

Etiquetas: Estudo, , Formação, Catequese, Ano da Fé

É urgente difundir a luz da doutrina de Cristo.
Entesoura formação, enche-te de clareza de ideias, de plenitude da mensagem cristã, para poder depois transmiti-la aos outros.
Não esperes umas iluminações de Deus, que não tem porque dá-las, já que dispões de meios humanos concretos: o estudo, o trabalho.
Forja, 841

Ao oferecer-te aquela História de Jesus, pus como dedicatória: "Que procures a Cristo. Que encontres a Cristo. Que ames a Cristo".
- São três etapas claríssimas. Tentaste, pelo menos, viver a primeira?
Caminho, 382

Quando aprendemos alguma coisa, descobrimos outras que ignorávamos e constituem um estímulo para continuarmos esse trabalho, sem nunca dizermos "basta".
Amigos de Deus, 232

A vocação acende uma luz que nos faz reconhecer o sentido da nossa existência. É convencermo-nos, com o resplendor da fé, do porquê da nossa realidade terrena. Toda a nossa vida, a presente, a passada e a que há-de vir, cobra um novo relevo, uma profundidade de que antes não suspeitávamos. Todos os factos e acontecimentos passam a ocupar o seu posto: entendemos aonde nos quer levar o Senhor e sentimo-nos entusiasmados e envolvidos por esse encargo que se nos confia.
Cristo que passa, 45

Não se pode separar a semente da doutrina da semente da piedade.
O teu trabalho de semeador de doutrina poderá evitar os micróbios que a tornem ineficaz, somente se fores piedoso.
Forja, 918

Uma chispa de luz
Se o mundo saiu das mãos de Deus, se Ele criou o homem à sua imagem e semelhança (Gen 1, 26) e lhe deu uma chispa da sua luz, o trabalho da inteligência deve ser - embora seja um trabalho duro - desentranhar o sentido divino que naturalmente já têm todas as coisas. E, com a luz da fé, compreendemos também o seu sentido sobrenatural, que resulta da nossa elevação à ordem da graça. Não podemos admitir o medo da ciência, visto que qualquer trabalho, se é verdadeiramente científico, tende para a verdade. E Cristo disse: "Ego sum veritas" (Jo 14, 6). Eu sou a verdade.
Cristo que passa, 10

O desejo de trabalhar pelo bem comum não basta; o caminho para que este desejo se torne realidade é preparar homens e mulheres capazes de adquirirem uma boa preparação e capazes de darem aos outros o fruto dessa plenitude que adquiriram.
Temas atuais do Cristianismo, n. 73

A fé ensina-nos que tudo tem um sentido divino, pois esta é uma característica intrínseca e própria do caminho que nos leva à casa do Pai. Esta maneira sobrenatural de compreender a existência terrena do cristão, não simplifica a complexidade humana, mas assegura ao homem que essa complexidade pode ser penetrada pelo nervo do amor de Deus, pelo cabo forte e indestrutível, que liga a vida na Terra com a vida definitiva na Pátria.
Cristo que passa, 177

Enfrentar esperançadamente o futuro com fé sobrenatural não significa de modo algum ignorar os problemas. Pelo contrário: a fé é um novo acicate para a busca quotidiana de soluções, certeza de que nem a ciência nem a consciência de um cientista podem aceitar sem-razões de mentirosa eficácia, que levem a negar o amor humano, a secar as fontes da vida, ao hedonismo subtil ou ao mais boçal materialismo, que sufocam a dignidade do homem e o fazem escravo da tristeza.
Josemaria Escrivá e a Universidade p. 113

Prosseguimos o nosso caminho de serviço aos homens, na amável companhia da Mãe de Deus, que é também nossa Mãe. Ela dilatará o nosso coração e nos fará ter entranhas de misericórdia. E amparará a invocação que fazemos ao Espírito com o salmista – dirigi-me na vossa verdade e ensinai-me, porque sois o Deus da minha salvação e em vós eu espero sempre (Sal. 24, 5) – para que ilumine as inteligências e fortaleça as vontades, de maneira a nos habituarmos sempre a procurar, dizer e ouvir a verdade e assim se estabeleça, entre os homens, um clima de compreensão e de concórdia, de caridade e de luz, por todos os caminhos da terra.
Josemaria Escrivá e a Universidade p. 115

www.pt.josemariaescriva.info/artigo/formae7e3o2c-ta…
Artigos relacionados
Documentos
Andrés Vázquez de Prada - ‘E eu via trezentos, trezentos mil, trinta milhões, três mil milhões…’
Expansão apostólica
Condoray, centro de formação para a mulher
Opus Dei
Fiéis da Prelatura
Etiquetas em São Josemaria
Céu Cruz Dor Evangelho favores do fundador do Opus Dei IgrejaJesus Cristo Matrimónio MorteNossa Senhora Opus DeiOração Terço Trabalho Vida interior

Links directos+ Escritos do fundador do Opus Dei
+ Website do Opus Dei
+ Website do Vaticano
+ Romana, Boletim oficial da Prelatura
+ Instituto Histórico São Josemaria Escrivá
+ Oratório de São Josemaria
+ Mais links