pt.news
224

Outro documento: O Papa Francisco sente-se sozinho?

O Cardeal Koch (Ecumenismo) e o Cardeal Grech (Ex-Sínodo) apresentarão na próxima quinta-feira um "documento de estudo" sobre o papado.

O documento intitula-se "O Bispo de Roma - Primado e Sinodalidade nas Discussões Ecuménicas e Respostas à Encíclica Ut unum sint". O uso seletivo que Francisco faz das encíclicas de João Paulo II é notável.

Na encíclica Ut unum sint (1995), João Paulo II convidou os líderes e teólogos das comunidades cismáticas e heréticas a dialogar sobre como o ofício papal, exercido de uma nova forma, poderia servir a causa da unidade com os cismáticos e heréticos.

Francisco aprovou o "documento de estudo". Segundo o KNA.de, uma agência de propaganda dos bispos alemães, o documento trata do primado papal e da [pseudo]sinodalidade.

Na linha de João Paulo II, o documento propõe uma "forma renovada do ofício papal que poderia ser reconhecida também pelas outras Igrejas". O Papa deveria reunir-se regularmente para consultas com outros patriarcas e líderes da Igreja [todos eles cismáticos, heréticos ou ambos] em "pé de igualdade".

Na apresentação de quinta-feira, os leigos anglicanos e os bispos arménios estarão ligados em direto.

Aparentemente, tendo perdido a sua autoridade entre os católicos, Francisco está agora a tentar encontrar seguidores entre os hereges e cismáticos. Boa sorte com isso!

Imagem: © Mazur/cbcew.org.uk , CC BY-NC-ND, Tradução de IA