Clicks266
pt.news

Francisco acaba de comissionar a comunidade que serve Bento XVI?

O Memores Domini, um grupo de leigos homens e mulheres consagrados, foi comissionado por Francisco, MessaInLatino.it (26 de junho) escreve referindo-se a "fontes internas".

Os Memores surgiram de Comunione e Liberazione (CL), um movimento italiano fundado por Dom Luigi Giussani (+2005). Era um grupo claramente próximo ao cardeal Ratzinger.

No entanto, uma vez que Francisco foi eleito, o CL começou a apoiar posições que abominava um dia antes. Seu líder, o padre espanhol Julián Carrón, de 70 anos, acabou se mostrando um entusiasta de Francisco.

Parece que Carrón entrou em conflito com a maioria dos Memores, que insistem na sua autonomia leiga.

Eles pediram ajuda a Roma, mas foram colocados sob a tutela do Dicastério para os Leigos, presidido pelo cardeal Farrell. Farrell, um ex-legionário de Cristo, deve sua carreira ao cardeal Theodore McCarrick.

MessaInLatino.it identifica como comissário o padre jesuíta Gianfranco Ghirlanda, de 77 anos, ex-assistente dos Legionários de Cristo.

Também informa sobre boatos de que Francisco planeja tornar Carrón um arcebispo e substituí-lo no CL por uma pessoa com a mesma opinião.

Um grupo de mulheres Memores tem servido a Bento XVI primeiro como papa e agora na sua aposentadoria.

#newsTgaaeucquc