pt.news
234

Tchau, Vaticano II: o latim agora está PROIBIDO na basílica de São Pedro

As Eucaristias capitulares de rito novo na basílica de São Pedro devem ser celebradas em italiano, anunciou um certo Monsenhor Franco Camaldo em um ukaz de 28 de junho, republicado por MessaInLatino.it.

Essa medida é um tapa na cara do Vaticano II que decreta que "o uso do latim deve ser preservado nos ritos latinos" (Sacrosanctum Concilium, 36). Apenas Gloria, Sanctus, Pai Nosso e Agnus podem ser ocasionalmente em latim. Depende do prefeito ou do mestre do coro da Capela Sistina. As leituras e a oração dos fiéis podem ser em várias línguas - exceto em latim.

No futuro, também o Capítulo de São Pedro será obrigado a cantar a Liturgia das Horas em italiano, mantendo a melodia gregoriana - o que é impossível com um texto italiano - e mantendo apenas algumas partes em latim: Hino, Antífona, Benedictus, Magnificat e Pai Nosso. O latim na Liturgia das Horas será abolido quando os livretos italianos correspondentes estiverem prontos.

Na lista das línguas mundiais por número total de falantes, o italiano está em 27º lugar, depois do javanês e antes do punjabi ocidental. Essa medida parece refletir a animosidade pessoal de Francisco contra o latim porque, devido à sua formação teológica pobre, seu latim também é pobre.

#newsSuihhtatlq