pt.news
252

Vaticano e Fraternidade Sacerdotal de São Pio X recomeçam do zero

As discussões entre o [debilitado] Vaticano e a [florescente] Fraternidade Sacerdotal de São Pio X têm que recomeçar do zero, de acordo com o porta-voz de facto de Papa Francisco, Andrea Tornielli (LaStampa.it, 24 de novembro).

Tornielli publicou seu artigo depois que o novo superior geral da Fraternidade, padre Davide Pagliarani, foi recebido na semana passada pelo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Luis Ladaria. Após o encontro, como era de se esperar, a Fraternidade [Católica] notou uma “feroz divergência doutrinária” com o Vaticano [modernista].

Tornielli sabe que o padre Pagliarani disse a Ladaria que os textos do Concílio [pastoral] Vaticano II contêm “erros” que precisam ser corrigidos. [No entanto, desde então, muitos outros erros ainda mais graves foram adicionados].

Sob o comando do ex-superior geral, dom Bernard Fellay, a Fraternidade quase chegou a um acordo com o Vaticano. Mas o último capítulo geral elegeu o padre Pagliarani, que insiste em um acordo que não é baseado apenas em formulações que podem ser interpretadas a bel-prazer.

Fotografia: Bernard Fellay, Davide Pagliaran © fsspx.news, #newsHwdpnbytcm