pt.news
159

Capcioso Francisco dá a ex-sacerdote homossexual "o poder das chaves"

O ativista homossexual James Alison, de 59 anos, escreveu em TheTablet.co.uk (26 de setembro) que Francisco ligou para ele em 2017.

Ex-dominicano britânico, Alison chama o ensinamento católico sobre a homossexualidade uma "mentira" e qualifica as suas promessas sacerdotais como "nulas".

Já sob Francisco, ele foi excomungado do sacerdócio pela Congregação para o Clero. Alison admite sofrer de depressão.

Alguns anos atrás, o seu mestre dominicano de noviços, que agora é bispo [provavelmente o arcebispo de Liverpool, Malcolm McMahon], se ofereceu a Alison para transmitir uma carta para Francisco.

Na carta, Alison escreveu que ele considera a sua laicização "nula" [embora ele também considere a sua ordenação "nula"]. Ele pediu para Francisco o regularizar como pregador para a causa homossexual.

A ligação telefônica de Francisco ocorreu em 2 de julho de 2017, às 15h. Referindo-se à carta, Francisco usou os seus truques linguísticos:

"Eu quero falar com você com profunda liberdade interior, seguindo o Espírito de Jesus. E eu lhe dou o poder das chaves. Você entende? Eu dou a você o poder das chaves", disse ele.

Alison compreendeu que Francisco lhe deu a "jurisdição universal para ouvir confissões" e fez dele um "padre clandestino de misericórdia [com promessas "nulas"]."

Mais tarde, um canonista que ria disse a Alison que: "canonicamente, isso não tem sentido algum... Mas Francisco faz coisas assim!".

Fotografia: © Mazur, CC BY-NC-SA, #newsLxmouurqya