pt.news
372

Arcebispo da guerra prolonga a guerra até a Via Sacra e critica texto maluco

Em 12 de abril, o arcebispo greco-católico de Kiev, Sviatoslav Shevchuk, de 51 anos, pediu a Francisco que abandonasse os planos de uma mulher ucraniana e uma russa carregarem a cruz juntas durante a Via Sacra da Sexta-feira Santa de Francisco.

“Os textos e gestos da 13ª estação desta Via Sacra são incoerentes e até ofensivos, especialmente no contexto de um segundo ataque ainda mais sangrento das tropas russas em nossas cidades e aldeias”.

Nenhuma dessas mulheres está envolvida na guerra, enquanto Cristo morreu por todos. A Via Sacra não faz parte da liturgia greco-católica.

O texto ao qual Shevchuk se opõe é um - louco - gritando com Cristo que está pendurado na Cruz, distorcendo a questão da culpa. Ele lê:

“Tudo de repente perde significado e valor. “Onde estás, Senhor? Onde você está se escondendo? Queremos nossa vida de volta como antes. Por que tudo isso? Que mal fizemos? Por que você nos abandonou? Por que você abandonou nossos povos? Por que você separou nossas famílias assim? Por que não temos mais o desejo de sonhar e continuar vivendo? Por que minha terra se tornou tão escura quanto o Gólgota? Não temos mais lágrimas. A raiva deu lugar à resignação.”

#newsQtmygbgvrt