pt.news
181

Bispo recusa ordenações em Rito Romano, mosteiro encontra solução

O mosteiro de língua inglesa Saint Benoit in Brignoles, França, organizou em abril em um local discreto fora da França ordenações de Rito Romano "não autorizadas" celebradas por um “prelado sênior em comunhão desimpedida com a Santa Sé”.

O prelado ordenou o prior fundador Alcuin Reid, que há vários anos é diácono do sacerdócio e outro monge do diaconado. Saint Benoit in Brignoles é apenas uma associação diocesana de fiéis.

O prior nascido na Austrália é um estudioso litúrgico. Seu livro de 2005 O Desenvolvimento Orgânico da Liturgia traz um prefácio do cardeal Ratzinger.

O mosteiro nem sempre dependeu com sucesso dos padres diocesanos para a celebração da Missa. Três visitadores recomendaram recentemente (dezembro) a ordenação de um monge.

No entanto, dom Dominique Rey, de Fréjus-Toulon, um bom homem, não quis prosseguir com as ordenações. O que Rey chamou de “prudência” o mosteiro chama de medo de repercussões aumentado por uma recente visita apostólica ao seminário diocesano. Em janeiro, Rey confirmou que não prosseguiria com as ordenações.

O mosteiro justificou as ordenações com a situação extraordinária da Igreja. Rey "suspensou" os ordenados.

#newsJspowwjcgd