pt.news
122

Cardeal Zen sobre Traditionis Custodes: Não podiam esperar pela morte de Bento XVI?

“Por que eles veem um problema onde não existe e fecham os olhos para o problema, pelo qual também são responsáveis?” - Escreveu o cardeal Joseph Zen de Hong Kong em OldYosef.hkdavc.com (20 de julho) sobre Traditionis Custodes de Francisco.

O cardeal afirma que o TC prejudica muitas pessoas boas, e que foi “uma surpresa amarga” para ele, que as alegadas “consultas generalizadas” prévias à publicação do TC o evitaram, sendo que ele é um ex-membro da Congregação da Liturgia.

Para Zen, as reservas justificadas contra o Novus Ordo (1970) dizem respeito à forma como ele é realizado com seus muitos abusos graves [que são tolerados pelos papas e bispos].

Zen se dirige ao elefante na sala dizendo que o problema não é "Qual rito as pessoas preferem?" mas "Por que não vão mais à missa?" - e que metade dos católicos da Europa não acredita na Eucaristia nem na vida eterna.

A raiz do mal é para ele a ilusão de que tudo pode ser mudado e a crença de que o Vaticano II cancelou todos os concílios anteriores.
Percebendo que o TC clama pela morte das comunidades de Rito Romano, “os cavalheiros anti-Ratzinger do Vaticano não podem ser pacientes para que a Missa Tridentina morra junto com Bento XVI em vez de humilhar o venerável Papa Emérito desta forma?”

As observações de Zen são precisas, mas provavelmente também inúteis, porque não faz sentido discutir com pessoas que usam pretextos, desculpas e mentiras para alcançar seus objetivos ilegítimos.

Fotografia: Joseph Zen © newliturgicalmovement.org, #newsYxjfkhylfz