pt.news
163

O bispo de Xangai estava tirando sarro de Francisco?

Como um papagaio, Joseph Shen Bin, o bispo comunista do Estado de Xangai, repetiu os mantras de Francisco em uma entrevista de 15 páginas à revista diocesana.

Em abril passado, o regime chinês instalou Shen Bin unilateralmente em Xangai, a sede episcopal mais importante da China. Em julho, Francisco cedeu e o "nomeou" para o cargo.

Shen disse literalmente:

"A diocese de Xangai deve ser tão moderna e dinâmica quanto a cidade de Xangai. Não podemos nos ater sempre às velhas regras, pensar de forma rígida, ficar presos em nossos costumes e viver na segurança de nossas próprias fantasias. Devemos nos manter atualizados e acompanhar os tempos, ao mesmo tempo em que aderimos aos princípios da fé e das boas tradições da Igreja".

Isso "exige que tenhamos a coragem de fazer mudanças, de sair de nossa zona de conforto, de ampliar nossos horizontes e de sermos proativos". Especificamente: "Em Xangai, a vida e o desenvolvimento da Igreja exigem que sejamos criativos e imaginativos, porque o Evangelho é sempre novo, e vinho novo deve ser derramado em odres novos".

A declaração soa como uma sátira de Francisco.

Após essas afirmações grandiosas, Shen reconheceu um declínio acentuado nas vocações sacerdotais na China.

#newsHoaalygbgp