pt.news
217

"Velha Igreja Católica": O Cardeal Schönborn pede desculpa

O Cardeal Christoph Schönborn, de Viena, Áustria, pediu desculpa, a 26 de fevereiro, a um grupo cismático chamado "Velhos Católicos". O motivo: A 19 de fevereiro, declarou à revista Communio que não …Mais
O Cardeal Christoph Schönborn, de Viena, Áustria, pediu desculpa, a 26 de fevereiro, a um grupo cismático chamado "Velhos Católicos".
O motivo: A 19 de fevereiro, declarou à revista Communio que não desejava que a Igreja "católica" na Alemanha tivesse "o destino da Velha Igreja Católica", [ou seja, que se tornasse uma pequena seita sem importância que reúne talvez 5.000 pessoas na Áustria].
Os "Velhos Católicos" da Áustria entraram em frenesim, escrevendo uma carta a Schönborn, exigindo um "esclarecimento urgente" e fazendo ao prelado a pergunta retórica: "Que destino específico é que tem em mente?"
"Gostaria de pedir desculpa por um mal-entendido que causei através de uma escolha irreflectida de palavras", escreveu o Cardeal Schönborn numa carta dirigida à bispa leiga "Velha Católica" Maria Kubin, uma católica caduca, mãe, avó e psicoterapeuta.
Não desejava que as dioceses alemãs entrassem em cisma, o que é sempre uma ferida, explicou Schönborn: "Não pretendi que fosse uma desvalorização …Mais