Plaisch
322

Sermão III° Domingo depois de Pentecostés (na oitava do Sagrado Coração) 9.6.2013

Os sacerdotes devem legrar alegria junta com certeza para ganarem as ovelhas que se perdem no mundo.

Leitura 1 Petr 5,6-11
Evangelho Luc. 15,1-10, o sermão se refire então ao Evangelho do Sagrado Coração, Jo 19,28-35

componentes do sangue, individuais, com restrições
sacerdotes,
diversos, mortais
agua no sangue, agente motor
autocostituente
Espirito Santo, um só
spiração eterna
orgão vital
caridade nova


A saiu sangue e agua
Se ouvis o Evangelho do Sagrado Coração constateis que são João não diz sairam sangue e agua, mas que saiu sangue e agua (João 19,34). O Apostolo une os dois elementos, como o Corpo contém o sangue, assim o sangue contém a agua, como Jesus contém a Verdade.

E o mesmo João accentua a agua, quasi fosse mais importante,
o de mesma importancia como o Sangue, como o Sangue de verdade é de mesma importancia como o corpo.

Mas o Sangue não tém sentido sem Corpo, e precisa do Corpo para salvarse. Então a agua pode salvarse sem sangue. Aqui vemos que a agua parece mais importante, como diz são Agostinho na vigilia da Pentecoste, que nos precisamos de corpo para receber o Espirito Santo, mas Ele não precisa de nos para que possa ser.

No reporto da Criação está escrito 2 A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. (Gên 1). A agua cobria a terra, quase deu a forma,
e por isso no batismo a agua tem que correr sobre o corpo, deve fazer uma ação autonoma, e não chega que o ministro fazesse umas cruzes cum seu dedo. E a agua livre que pode fugir que da a graça. Como Filipo depois que tivesse batizado o Etiopo era desaparecido (Atos 8,26-40).

B quem veu deu testemunho
Junta ao sangue sai agua. A agua é sempre o Espirito Santo.
Se a agua sai junta ao Sangue, quase o determina. Agua e sangue formam uma coisa; como fazendo mosto sai sumo e bagaço.

A agua é a sostança que faz liquido o sangue. O sangue é um orgão com muitas funções, a agua que é movil faz transportar o aparelho, como um orgão musico chamado positivo que pode ser colocado en qualquer lugar.

O orgão geral na Igreja são os sacerdotes, que o Espirito Santo
faz mover (Atos 8). Quando o Bispo ordea sacerdotes, não são somente issos que saem da igreja, mas sai também a alegria,
e aonde aparecer um sacerdote deve ser alegria. A alegria é o fenomeno geral do povo cristão, e agente de conversão (At 2.46).

C ele sabe que diz certo
Jesus entra nos pecadores para comer com eles. E os fariseos zangam, eles nada percebiam do Cristo. Eles não viram ou menos acreditaram que era importante acolher Lo.

As vezes penso no meu sobrinho que não é batizado, e o que responderia quando morresse e os parentes me perguntariam se foi-se no Céu, e que briga teriamos se responder: não. Penso será uma desavença como entre governação e Bispo porque um politico criticou a Igreja que não prega pelo proveito do povo.

E vero que os ministros devem aplicarse a estudar os argomentos que falam, mas não podem restringir os assuntos segundo os que a gente quer ouvir. Se a Igreja diz que precisa batizar, precisa batizar. Os ministros são mandados pelo Espirito Santo a procurarem as almas que se perdem, e têm que cuidar delas e ganâ-las com mansidão e palavras alegres. Os ministros vêem a Jesus na Santa Missa e na vida espiritual, Jesus diz-lhes o que Seus misterios contêm: A vida eterna pela morte de Jesus! Amen.