02:36
jurandievsky
3,7 mil
Nossa Senhora de Loreto. Santuário de Nossa Senhora de Loreto - Itália Considerada a maior relíquia cristã fora da Terra Santa, a Casa Santa em que nasceu Nossa Senhora está guardada como tesouro …Mais
Nossa Senhora de Loreto.

Santuário de Nossa Senhora de Loreto - Itália

Considerada a maior relíquia cristã fora da Terra Santa, a Casa Santa em que nasceu Nossa Senhora está guardada como tesouro dentro da Basílica de Loreto na Itália. Consta que lá viveram Maria, São José e Jesus ao voltarem do Egito.

Há duas hipóteses sobre como a Casa Santa foi parar na Itália. A antiga, ou tradicional, fala que teria sido trazida por meio dos Anjos, voando. (Segundo um documento antigo, escrito em latim, onde se lê a expressão DE ANGELIS). E foi baseado nesta tradição que o Papa Bento XV, em 1920, declarou Nossa Senhora de Loreto a Padroeira Universal da Aeronáutica.

A outra hipótese, a moderna, com base num documento de setembro de 1294, conservado num arquivo de Nápoles, diz que não foi a Casa inteira que veio, mas sim as suas pedras. Elas teriam sido trazidas de navio pelos cruzados quando foram forçados a deixar a Terra Santa. O responsável pelo transporte foi uma pessoa de uma família bizantina de sobrenome DOS ANJOS.

Como as pedras teriam sido entregues ao Papa Celestino V, como um presente, o Sr. Bispo de Recanati que, naquele tempo, era o encarregado do Papa para os negócios pontifícios, diante de tão precioso presente, achou por bem construir uma capela em honra de Nossa Senhora, escolhendo para tal a mais bela colina da região.

O nome LORETO vem do fato de nas proximidades haver um bosque de louros. O povo começou então a falar na capela de Nossa Senhora do Loreto. Esse nome passou para o lugarejo que foi surgindo ao redor.

A capelinha tem apenas 4 metros de largura por 9 de comprimento. Como as pedras só permitiram a construção das paredes do piso até a altura de uns três metros, o restante foi construído com tijolos do próprio local.

Ela não tem alicerces, mas as suas medidas correspondem perfeitamente às dos alicerces da Casinha de Nossa Senhora em Nazaré. Em 1507, o Papa Júlio II ordenou que se fizesse o revestimento da Casa Santa em mármore, a fim de protegê-la da deterioração.

A construção da Basílica que abriga a Casa começou em 1468, mas se protelou por vários séculos.
A imagem de Nossa Senhora de Loreto

A imagem de Nossa Senhora é feita da madeira de um cedro do Líbano que havia nos jardins do Vaticano, oferecido pelo Papa Pio XI, daí a sua cor escura, acentuada pela fumaça das inúmeras lamparinas de azeite que ardiam continuamente no interior da capela. No entanto a imagem não é a original, que foi destruída num incêndio em 1921.

A veste da imagem, da maneira como foi idealizada, servia para que nela fossem fixadas as jóias trazidas pelos romeiros como ofertas à Virgem Santíssima.

A Basílica

Há vários painéis revestindo as paredes da Basílica. Neles são representados o Nascimento de Maria, o Esposalício com José, a Anunciação do Anjo, o Presépio, a Adoração dos Magos, a morte de Maria Santíssima, a representação da viagem da vinda da Casa Santa trazida pelos Anjos.

A cúpula narra a história do dogma da Imaculada Conceição e canta a ladainha de Nossa Senhora ou lauretana.
Ao redor da Casa Santa há várias capelas. São elas:
Sacristia de São Marcos, Capela suíça, dedicada a Santana e S. Joaquim, Capela espanhola dedicada a S. José, Capela dos Duques de Urbino, Sacristia de São João, Capela polonesa, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, Capela alemã, Capela americana, dedicada à Assunção de Nossa Senhora, Capela eslava, dedicada aos Santos Cirilo e Metódio, Capela francesa é a capela do Santíssimo, Capela do Senhor do Bonfim, Sala do Tesouro - usada como salão-capela.

Fr. Agatângelo de Crato - Padri Cappuccini - Loreto - Itália -
Congregação Universal Santa Casa (Adaptado por Ana Lucia do David)