pt.news
179

Agora até partido de Francisco ataca suas "reformas"

"Esta história repugnante confirma que as reformas de Francisco fracassaram, especialmente as financeiras".

Essas palavras, atribuídas a um cardeal anônimo de Francisco, foram citadas em Corriere.it (3 de outubro). Normalmente, o anticatólico Corriere.it estritamente evita criticar Francisco.

O cardeal acrescenta: "Como devemos explicar aos fiéis que o Vaticano de Francisco possui um prédio de luxo em Sloane Square, no coração de um dos distritos mais custosos de Londres, onde duzentos milhões de euros foram investidos de forma imprudente?"

Corriere.it comenta que Francisco mostra "um uso casual do dinheiro em todos os níveis", em vez de mostrar uma reforma financeira.

Ele fala de "má administração", "uma desastrosa seleção de quem deve controlar", "reformas anunciadas, mas não levadas a cabo", "um desperdício de dinheiro" e "uma bolha autorreferencial na Casa Santa Marta".

A instituição que deveria limpar as finanças do Vaticano "está sem chefe há anos", acrescenta Corriere.it, dizendo que o cardeal Pell nunca foi substituído, e que o auditor geral do Vaticano, Libero Milone, foi despedido por ter colocado o nariz em transações de alto nível e altamente suspeitosas.

#newsZscauidsqq