pt.news
95

"Leal ao Papa. Ponto final"? - por Padre Reto Nay

"Esta é a minha atitude católica simples e básica. Ele é o Papa", disse o cardeal de Viena, Christoph Schönborn, a Zenit.org sobre Francisco (23 de outubro). Schönborn admite que "existem diferenças …Mais
"Esta é a minha atitude católica simples e básica. Ele é o Papa", disse o cardeal de Viena, Christoph Schönborn, a Zenit.org sobre Francisco (23 de outubro).
Schönborn admite que "existem diferenças porque todo Papa tem sua própria história e seu próprio caráter, mas ele é sempre o Papa." A sua conclusão: "Portanto, está muito claro para mim ser leal ao Papa. Ponto final."
Existem alguns problemas com a afirmação de Schönborn:
1. "Ele é o Papa" não é uma atitude católica básica. "É o Senhor" o é (João 21:7). O papa não é Cristo, ele é Pedro. "Pedro" não significa "pedra" (= "Petra"), mas é apenas um nome derivado. A pedra é Cristo.
2. Dizer que "o Papa é sempre o Papa" é um truísmo. Existiram alguns bons papas e um certo número de papas ruins. Essa diferença não é importante?
3. "Leal" é uma palavra terrível. Por boas razões, ela nunca aparece na Bíblia ou na Tradição. Ela deriva da palavra "lei". Mas somo cristãos, não advogados. Ela faz referência à atitude de um sujeito em relação a …Mais