Clicks88
pt.news

“Tutti Fratelli”: o amor fraterno no Vaticano

Quando o Cardeal Becciu era o Sostituto na Secretaria de Estado do Vaticano, ele obteve doações para a cooperativa "Spes", um braço da Caritas de Ozieri (Sassari) cujo dono é seu irmão Tonino Becciu.

Tonino recebeu as seguintes somas:

• Setembro de 2013: para a expansão de seu negócio e um novo forno, 300.000 Euros.
• Janeiro de 2015: por danos causados por um incêndio, 300.000 Euros.
• Abril de 2018: para ajustar as instalações de recebimento de imigrantes, 100.000 Euros.

O dinheiro veio da participação dos bispos italianos no imposto de renda do Estado e do Óbolo de São Pedro, que estavam sob o controle direto de Becciu.

Outro caso diz respeito à "Angel's srl", empresa pertencente a Mario Becciu, professor de psicologia da Universidade Salesiana de Roma e irmão do cardeal.

O objetivo da empresa curiosamente diz respeito ao setor de alimentos e bebidas. Produz a "Birra Pollicina [Cerveja]" que pode ser encontrada exclusivamente em alguns restaurantes e entidades eclesiásticas que a compram por indicação do Cardeal Becciu ou de pessoas próximas a ele.

Quando Becciu foi Núncio em Angola (2001-2009) e Cuba (2009-2011), seu irmão Francesco Becciu, dono de uma carpintaria, mobiliou e modernizou numerosas igrejas nesses países.

Becciu foi, durante anos, o primeiro colaborador de Bergogilo em quem Francisco confiava cegamente e com quem se encontrava diariamente.

Fotografia: © Mazur, CC BY-NC-SA, #newsHlwgnqxzsi