pt.news
182

Bomba: bispo italiano se desculpa para adúlteros impenitentes

O bispo de Belluno - Itália, Renato Marangoni, pediu desculpas a adúlteros em uma carta aberta de 22 de novembro, intitulada: "Uma palavra confiada a vocês: Desculpa!"

Ele convida adúlteros impenitentes a um encontro de 1º de dezembro em um centro diocesano, enquanto chama o adultério de "nova experiência de união".

Partes da carta são sentimentais: "Talvez vocês tenham sofrido atitudes, entre nós, de julgamento e crítica em relação a vocês".

Partes são hereges: "Nós temos, há muito tempo, declarado que vocês não poderiam ser plenamente admitidos aos sacramentos de Penitência e Eucaristia" – como se isso não fosse verdade.

Marangoni usa a forma "nós" para atacar a Igreja: "Nós estivemos rígidos com uma visão muito formal das situações familiares às quais vocês chegaram".

Ele insiste que "estávamos errados em não considerar igualmente a situação pessoal, os sonhos que vocês nutriram".

Marangoni nutre a ilusão de que o adultério é apenas sobre "situações complexas" e "responsabilidade pessoal" que precisa "ser apoiada e ajudada na sua fragilidade", como se a Igreja não fosse fazer isso.

Ele segue, prometendo que, durante o encontro, "nós também redescobriremos as palavras encorajantes do Papa Francisco, que escreveu em uma de suas exortações: Amoris Laetitia.

Isso é o que o usuário "il vandea" respondeu a Marangoni no Gloria.tv italiano: "Vá se confessar a um padre católico (você certamente encontrará algum fora do seu círculo). Então, escreva aos pecadores públicos por quem tens tanta compaixão: "Vocês estão a caminho do inferno; para poderem encontrar a salvação, se arrependam, se convertam à doutrina católica, quebrem todas as amarras ilegais imediatamente e, depois de escolher viver em continência e um santa confissão, vocês podem retornar à Sagrada Eucaristia".

Fotografia: Renato Marangoni, © chiesacattolica.it, #newsDqafqnwfvu