pt.news
132

Cardeal controverso, confidente de Francisco, anuncia renúncia

O cardeal Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, de Tegucigalpa, amigo de Francisco e presidente do Conselho dos Cardeais, anunciou em 14 de abril que celebrou sua última missa crismal como arcebispo de Tegucigalpa, uma vez que completará 80 anos em dezembro.

Sua crítica de longa data, Martha Alegría Reichmann, lamenta que Rodríguez se aposente impunemente “depois de levar uma vida dupla cheia de sujeira e falsidade” (MarcoTossati.com, 26 de abril).

Ela escreve que Rodríguez encobriu os escândalos homossexuais de seu ex-bispo auxiliar Juan Pineda, de 61 anos, que ele escondeu o padre costarriquenho Enrique Vásquez que foi acusado de abusos, e desviou milhões de dólares do dinheiro da Igreja para investimentos fraudulentos.

Rodríguez apoiou o presidente hondurenho Juan Orlando Hernández (2014-2022), que foi extraditado para os EUA em abril para ser julgado por tráfico de drogas. Reichmann afirma, apesar da idade de Maradiaga, que sua renúncia é resultado de ter perdido Orlando como seu cúmplice e protetor.

Fotografia: Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga © Mazur, CC BY-NC-SA, #newsGwbncrfcra