pt.news
225

Traditionis Custodes: “Área cinzenta” permanece - FSSP

Depois de TC, o padre Paul-Joseph, superior distrital da FSSP francesa, e o padre Ribeton, reitor do seminário de Wigratzbad, escreveram a Francisco em 28 de dezembro “confiantemente” apelando à sua “solicitude”.

Apenas um dia depois, Francisco respondeu com uma carta manuscrita digitalizada, disse Paul-Joseph ao Present.fr (21 de fevereiro). Ambos foram recebidos no dia 4 de fevereiro em Santa Marta, em um encontro que durou quase uma hora: “O Papa foi muito gentil durante toda a conversa, mostrando uma solicitude genuína”.

Ele disse que o TC não considerava as Comunidades do Rito Antigo. Paul-Joseph acredita que Francisco ficou “verdadeiramente tocado” pela história da FSSP.

Os dois perguntaram a Francisco “respeitosamente” se isso poderia ser “formalizado”, e Francisco enviou um decreto em 19 de fevereiro. Agora, explica Paul-Joseph, um bispo que aceitou a FSSP em sua diocese não pode impor o Novus Ordo aos padres da FSSP.

Uma “pequena área cinzenta” restante é, para Paul-Joseph, que os bispos que celebram ordenações para a FSSP “não têm o direito” de usar o Pontificale Romanum.

“No entanto, o Papa nos ouviu falar com alegria sobre nossas futuras ordenações, e a posição é clara por este lado”, diz Paul-Joseph enigmaticamente.

Fotografia: Benoît Paul-Joseph, #newsRmflggfejp