pt.news
175

Porque é que houve apenas uma "resposta ortodoxa silenciosa" a Sodomia Supplicans?

Porque é que houve apenas uma "reação ortodoxa silenciosa" a Sodomia Supplicans?

Talvez a existência de bispos ortodoxos russos homossexuais e a impunidade dos seus actos homossexuais seja uma das razões pelas quais "o novo e chocante decreto católico romano de bênçãos papais para casais homossexuais" tenha provocado pouca reação na Igreja Ortodoxa Russa, escreve o Arcipreste Andrew Phillips em OrthodoxEngland.org.uk (2 de fevereiro).

Cerca de 60% dos cristãos ortodoxos vivem na Rússia. Phillips, 67 anos, um antigo anglicano não praticante, é atualmente reitor da Igreja Ortodoxa de São João na sua cidade natal de Colchester, Essex. É autor de vários livros e artigos.

Há alguns anos, deixou a Igreja Ortodoxa Russa e aderiu à Igreja Ortodoxa Romena.

Até agora, apenas o Metropolita de Budapeste, Hilarion Alfeyev, disse numa entrevista ao The American Conservative que as [pseudo-] bênçãos de Francisco tornam impossíveis as conversações sobre a unidade entre as Igrejas Ortodoxa e de Francisco.

A introdução de [pseudo] casamentos homossexuais já levou ao fim das conversações entre a Igreja Russa e certas seitas protestantes.

Phillips escreve: "Conheço talvez 100 membros do episcopado russo, que tem 400 membros. Sei de 12 que são homossexuais, tanto nos países da ex-URSS como no Ocidente".

Ele menciona:
- o caso do Bispo Gury em Paris, que nos anos 90 teve um caso com um padre e foi exilado para a cidade gelada de Magadan como castigo;
- dois bispos muito jovens, ambos de nome Ignaty (Buzin e Tarasov), ambos enviados para mosteiros, nenhum dos quais foi laicizado;
- e o bispo Flavian (Mitrofanov), que, quando era padre em Londres, há cerca de uma década, era famoso pelas suas orgias. Quando foi nomeado bispo no seu regresso à Rússia, causou um enorme escândalo em Londres. Os serviços de segurança russos descobriram que o seu namorado tinha um laboratório de droga no seu apartamento. Destituído do cargo, Mitrofanov fugiu para Londres, onde já tinha obtido a cidadania britânica.

De acordo com Phillips, cada um destes bispos é conhecido pelo "seu amor narcisista pelo luxo, pelas casas de luxo, pelos carros e pelo dinheiro".

Recorda o ditado russo que diz que quando um homem é ordenado padre ou bispo, um demónio vem até ele. A pessoa não ordenada está apenas sujeita a tentações normais, porque o demónio não está muito interessado nela:

"No entanto, o demónio tenta um padre dez vezes mais, e um bispo cem vezes mais, devido ao potencial espiritual que ganharam com a ordenação ou a consagração".

Phillips conclui com um aviso: "Os traidores que castigam a fidelidade a Deus serão purificados pela Justiça Divina".

Tradução de IA