pt.news
369

Escândalo sexual de Jean Vanier: relações com 25 mulheres

A extensão do abuso sexual por Jean Vanier (+2019), um leigo carismático nascido no Canadá que fundou a comunidade mais ou menos cristã L'Arche, é supostamente maior do que se pensava anteriormente, sugere um estudo apresentado em 30 de janeiro em Paris por CommissiondEtude-JeanVanier.org.

Entre 1952 e sua morte em 2019, Vanier teve relações sexuais com pelo menos 25 mulheres adultas saudáveis. L'Arche é uma organização que acolhe pessoas com deficiência. Uma primeira investigação (2020) falou de seis casos.

O estudo admite que apenas algumas mulheres se apresentaram como vítimas de um relacionamento abusivo, outras como “companheiras voluntárias”. As relações eram "parte de um continuum de confusão, controle e abuso".

Vanier trabalhou com o padre Thomas Philippe OP (+1993) e seguiu seus ensinamentos místico-sexuais. Em 2015, recebeu o Prêmio Templeton por serviços prestados à humanidade e, no final de 2016, foi condecorado pela Legião de Honra Francesa.

Muitas pessoas que se juntaram a L'Arche dizem que não sabiam nada sobre o círculo sexual em torno de Philippe e Vanier. Hoje, L'Arche opera 150 casas em 38 países.

Fotografia: Jean Vanier © wikicommons CC BY-SA, #newsMblafvpxrb