pt.news
157

Livro despercebido: Francisco é contra as ordenações [inválidas]?

Francisco, que instigou a inútil discussão sobre ordenações femininas inválidas no [S]ex-Sínodo, afirmou a impossibilidade de ordenações femininas.

Em um livro publicado em italiano na terça-feira e em espanhol em junho (El Pastor: Desafíos, razones y reflexiones sobre su pontificado) e até então despercebido, ele reiterou que "as Ordens Sagradas são reservadas aos homens".

Com relação às mulheres diáconas, Francisco respondeu que o diaconato "é o primeiro grau das Ordens Sagradas na Igreja Católica, seguido pelo sacerdócio e, finalmente, pelo episcopado" e que seria "minar a essência da Igreja" considerar apenas o sacerdócio [excluindo o diaconato] como forma ministerial.

Francisco negou que "sacerdotes" do sexo feminino e casados trariam "mais pessoas para perto da Igreja", referindo-se aos luteranos que "ordenam" mulheres, mas ainda assim poucas pessoas vão à igreja e o número de ministros não cresce.

No entanto, o bispo da Basileia, Felix Gmür, participante do [S]ex-Sínodo, espera que a assembleia peça um "diaconato" feminino (Kath.ch, 26 de outubro), enquanto Francisco é conhecido por dizer tudo e o oposto de tudo.

#newsIogpflwkje