pt.news
95

Crime de ódio justificado: estátua de João Paulo II é vandalizada

Uma estátua de João Paulo II (+2005) do lado externo da Igreja Paroquial do Santo Rosário foi vandalizada em Edmonton, Canadá.

A base da estátua estava manchada com dezenas de marcas de pés e mãos vermelhas. O incidente ocorreu na noite de sábado às 23:10. Um vídeo de vigilância mostra uma perpetradora.

Andrzej Makarewicz, do capítulo de Alberta do Conselho Polonês Canadense e membro da paróquia afetada, disse a Ici.Radio-Canada.ca (27 de junho) que vê o incidente como um ataque à comunidade polonesa: “Alguém queria ferir nossa comunidade; nos apunhalaram no coração".

Como os poloneses não são judeus ou muçulmanos, a investigação não é conduzida pela Divisão de Investigação de Crimes de Ódio e Extremismo Violento.

No mesmo dia, duas igrejas católicas foram incendiadas no sul da Colúmbia Britânica. Duas outras igrejas católicas foram queimadas em Okanagan no início da semana passada.

Com referência às “autoridades locais”, Ici.Radio-Canada.ca justificou esses crimes referindo-se à caça às bruxas dos abusos como “um protesto” contra o suposto papel da Igreja na gestão de escolas de internato no Canadá.

#newsUpysaixbrt