pt.news
228

Truques sujos por trás do caixão do Grão-Mestre?

A morte do Grão-Mestre da Ordem de Malta, Fra Giacomo Dalla Torre del Tempio di Sanguinetto, está envolta em mistérios, escreve MarcoTosatti.com (5 de maio).

No final da manhã de 29 de abril, quando Dalla Torre estava morrendo na clínica ARS Medica em Roma, os capitulares da Ordem receberam um e-mail com três anexos:

1. Uma carta do Grão-Comandante pedindo para orar por Dalla Torre.

2. A convocação de um Capítulo Geral Extraordinário da Ordem para novembro, para aprovação da polêmica “reforma”, assinada naquele dia por Dalla Torre.

3. Uma carta do Grão-Chanceler Boeselager informando que o projeto da "reforma constitucional" foi enviado ao Vaticano.

Tosatti pergunta como Dalla Torre foi capaz de assinar a convocação enquanto agonizava e, portanto, coagindo assim seu sucessor, ainda mais que o esboço da “reforma” nem sequer foi visto pelos outros cavaleiros professos.

Para Tosatti, isso cheira a intrigas do palácio. Ele acrescenta que a hora exata da morte de Dalla Torre não foi indicada como de costume, mas apenas com um genérico "depois da meia-noite".

No fundo disso, Tosatti vê uma luta entre os cavaleiros professos que querem manter a Ordem como uma instituição religiosa, e o arrogante eixo alemão que quer transformar a Ordem em uma ONG secular.

Agora, os alemães poderiam usar a morte de Dalla Torre como moeda de troca para prosseguir com sua "reforma", afirmando que Dalla Torre a "queria muito".

#newsXujjfcoqpe