pt.news
178

Agência de notícias do regime: Católicos assumem o controlo da Igreja nos EUA

A antiga agência noticiosa APNews.com publicou a 1 de maio uma descrição da Igreja dos EUA escrita por um certo Tim Sullivan. Preste atenção ao tom propagandístico do artigo [corrigido com as expressões entre parêntesis]. Cite.

- "Em todos os Estados Unidos, a Igreja Católica está a passar por uma imensa mudança. Gerações de católicos que abraçaram a maré modernizadora [=secularização] desencadeada na década de 1960 pelo Vaticano II estão cada vez mais a dar lugar a conservadores religiosos [ele quer dizer: pessoas que amam a Igreja] que acreditam [ele quer dizer: que entendem] que a Igreja foi distorcida pela mudança, com a promessa de salvação eterna substituída por missas de guitarra, comida paroquial e indiferença casual pela doutrina da Igreja."

- A mudança, moldada pela queda da frequência da igreja, por padres cada vez mais tradicionais [=católicos] e por um número crescente de jovens católicos à procura de mais ortodoxia, remodelou as paróquias em todo o país, deixando-as por vezes em desacordo com Francisco e com grande parte do [ex]-mundo católico."

- Muitas vezes, destacam-se nos bancos, com os homens de gravata e as mulheres, por vezes, com os lenços de renda que quase desapareceram das igrejas americanas há mais de 50 anos. Muitas vezes, pelo menos um casal de famílias chega com quatro, cinco ou mesmo mais filhos, sinalizando a sua adesão à proibição da contraceção pela Igreja, que a maioria dos [ex-]católicos americanos há muito ignora casualmente."

- "Confessam-se regularmente e aderem estritamente aos ensinamentos da Igreja. Muitos anseiam por missas que ecoem as tradições medievais [=católicas] - mais latim, mais incenso, mais cânticos gregorianos."

- Pode encontrar esta nova visão [ele quer dizer: católica] da América Católica nas missas latinas em Milwaukee, com os bancos cheios de fiéis mesmo ao meio-dia de um dia de semana."

Imagem: © badgercatholic , CC BY-NC-ND, Tradução de IA