pt.news
150

Partido anti-aborto: Mulher com Síndrome de Down entra na política

Mar Galcerán, 45 anos, é membro da legislatura unicameral da Comunidade Valenciana (Corts Valencianes) desde 14 de setembro de 2023.

É a primeira conselheira regional espanhola com síndrome de Down e membro do partido "democrata-cristão" Partido Popular, que, em teoria, é contra o aborto, enquanto os partidos de "esquerda" são todos abertamente a favor do aborto de seres humanos como Mar Galcerán.

A Sra. Galcerán aderiu ao Partido Popular aos 18 anos de idade, alegando que o partido "abraçava a tradição".

Foi funcionária pública durante muitos anos, incluindo 13 anos como estagiária do Presidente da Generalitat Valenciana e quatro anos na Asindown, uma organização valenciana que ajuda famílias com crianças com síndroma de Down.

Galcerán ficou em 20.º lugar na lista de Partido Popular para as eleições regionais valencianas de 2023, faltando-lhe um lugar nas Corts Valencianes.

No entanto, na sequência da nomeação de Ernesto Fernández Pardo como diretor-geral da Entidad Valenciana de Vivienda y Suelo, Galcerán passou a integrar as Corts em 14 de setembro de 2023.

De acordo com Down España, Galcerán poderá ser a primeira pessoa com síndrome de Down a ocupar um lugar num parlamento regional europeu.

Ángela Covadonga Bachiller é outra mulher espanhola com síndrome de Down envolvida na política. É vereadora na cidade de Valladolid e, naturalmente, membro do mesmo Partido Popular.

Ángela Covadonga tornou-se a primeira vereadora espanhola com síndrome de Down ao tomar posse em 29 de julho de 2013.

Tradução de IA