Franco Toscano
1186

Um protestante disse que Nossa Senhora no casamento em Caná não mediou porque ninguém lhe pediu que o fizesse.

Um protestante disse que Nossa Senhora no casamento em Caná não mediou porque ninguém lhe pediu que o fizesse. Incrível. como se pode ser tão cego. Por um lado, havia os noivos que tinham ficado sem vinho e, por outro lado, havia Jesus que podia resolver o problema. Maria mediou entre Jesus e a noiva e o noivo sem que ninguém lhe pedisse porque viu a necessidade, mas o facto de ninguém lhe ter pedido não significa que ela não tenha mediado. Quanto mais irá ela mediar se alguém lhe pedir algo, tanto mais que Nossa Senhora é a Medianeira universal de todas as graças.
---
Além disso, Maria não pediu explicitamente a Jesus para transformar água em vinho, mas expôs uma necessidade a Jesus, sabendo que Jesus poderia resolvê-la.
---
Mais; Jesus disse: "Que tenho eu a ver contigo, ó mulher?" no sentido de que, como diz Santo Agostinho, Jesus é Deus e Nossa Senhora é uma criatura. Criatura sim, mas sublime entre todas as criaturas, sublime, Imaculada, cheia de graça, sempre Virgem, que nada recusou a Deus e que, portanto, Jesus nada recusará à sua Mãe, Mãe de Deus; e que "ainda não chegou a minha hora". Ou seja, a sua hora ainda não tinha chegado para se manifestar através da realização de milagres, mas ele muda "a sua hora" porque a sua Mãe não lhe pediu explicitamente que o fizesse.
Este milagre, a propósito, manifesta quão poderosa é a intercessão de Nossa Senhora, ao ponto de mudar os planos de Jesus. Jesus é todo-poderoso porque ele é Deus, Nossa Senhora é todo-poderosa, não por natureza, mas pela graça, no sentido de que ela pode obter tudo o que pedir a Deus.
---
E mais; Nossa Senhora certamente não deu a conhecer isto a Jesus para que ela própria bebesse, mas para os outros.
---
Mais; ao dizer "fazei o que ele vos disser", ela faz-nos compreender a importância de seguir a palavra de Jesus.
---
Mais; por causa da intervenção de Maria: "Assim Jesus começou os seus milagres em Caná da Galileia, manifestou a sua glória, e os seus discípulos acreditaram nele".
---
Mais; com este milagre realizado através da mediação de Maria, Jesus transubstancia a substância da água na do vinho, mostrando que ele pode transubstanciar a substância do pão e do vinho no seu Corpo e Sangue, mesmo sob as espécies de pão e de vinho, que depois mostrará, mesmo visivelmente, com os milagres eucarísticos, que eles são de facto o seu Corpo e Sangue.
----
Este milagre da festa de casamento de Caná, que é comemorado no segundo domingo depois da Epifania, é tão rico em ensinamentos sobre o papel da Santíssima Virgem, e não apenas isso, que se teria realmente de ficar cego pela heresia para não o ver.
Rafael Arruda Nobre shares this
53