pt.news
187

Francisco: quem não segue o Concílio Vaticano II está fora da Igreja - exceto os modernistas

O Vaticano II é "o magistério da Igreja", proclamou Francisco em um discurso de 30 de janeiro ao Escritório Catequético Nacional dos Bispos italianos.

Embora Francisco seja geralmente indiferente em relação a questões dogmáticas, de repente ele ficou todo preto no branco: “Ou você está com a Igreja e, portanto, segue o Concílio, ou não segue o Concílio ou o interpreta à sua própria maneira, de acordo com seu desejo, e você não está com a Igreja”. Francisco admitiu que neste ponto é “exigente” e “severo”, acrescentando que “o Concílio não deve ser negociado”.

Ele condenou a "seletividade" com respeito ao Vaticano II, embora seja lugar comum especialmente entre os modernistas, incluindo Francisco. Esquecendo todas as intenções ecumênicas piedosas, ele até comparou os críticos do Vaticano II aos Velhos Católicos com os quais o Vaticano promove um diálogo oficial.

Francisco pediu que “não haja concessões” para quem apresenta uma catequese que não está de acordo com o Magistério da Igreja, embora em todos os países ocidentais essa seja a regra, e Francisco nada faça a respeito.

Fotografia: Vatican Media, #newsFhrvztjulu