pt.news
266

Após 23 anos: arcebispo francês expulsa a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro

Meses antes de sua aposentadoria compulsória, o arcebispo de Dijon (França), Roland Minnerath, de 74 anos, da França, está expulsando a Fraternidade de São Pedro (FSSP) da sua arquidiocese.

Os dois padres devem partir em setembro. Riposte-catholique.fr obteve uma carta de 3 de junho do Padre Roch Perrel, o superior em Dijon, para cerca de 300 fiéis, provavelmente a paróquia mais frequentada da cidade.

A FSSP celebra missa diariamente em Dijon há 23 anos, incluindo aulas de catecismo e todas as outras atividades paroquiais: “Tudo isso pode desaparecer com um "canetaço"? Sem nenhuma consulta?”, questiona a carta. A Fraternidade está celebrando missa no esplêndido Convento e Basílica de São Bernardo em Fontaine-lès-Dijon, que foi construído no local de nascimento de São Bernardo de Clairvaux (+1153) e tem vista para Dijon.

O Superior do Distrito francês, padre Benoît Paul-Joseph, pediu ao Arcebispo Minnerath uma reunião escrevendo que sua decisão “parece” profundamente injusta. Até agora, seu pedido não foi atendido. Em Dijon, há também um priorado da FSSPX que dirige uma escola, mas não possui uma igreja adequada. Além disso, dois padres diocesanos [ainda] celebram ocasionalmente a Missa Romana.

O arcebispo Minnerath vem de uma parte da França que fala alemão. Ele serviu como diplomata do Vaticano e na Secretaria de Estado de 1980 a 1988. Depois disso, foi professor de história da Igreja em Estrasburgo. Ele pertencia aos círculos neoconservadores em torno de João Paulo II e do cardeal Ratzinger.

#newsIocrrrloid