pt.news
192

Sem brincadeira: a liturgia fez "muito progresso" nas últimas décadas - Francisco

Francisco defendeu "ritos litúrgicos" durante sua Audiência Geral de 3 de fevereiro, criticando movimentos que os têm afastado.

Ele criticou a argumentação de que "cerimônias externas" são apenas um fardo inútil e prejudicial que prejudica a "pureza" de uma religiosidade a-litúrgica, e explicou que "Cristianismo sem liturgia é um Cristianismo sem Cristo".

Segundo Francisco, a Igreja fez "muito progresso" nas últimas décadas no que diz respeito à centralidade da liturgia na vida da fé [embora, na realidade, essas décadas tenham sido um tempo de decadência litúrgica absoluta].

Ele explicou o truísmo de que a missa não pode ser simplesmente "ouvida" como se fôssemos meros espectadores de algo que escapa "sem nosso envolvimento".

Para ele, a Eucaristia [verbosa] é sempre celebrada, não só pelo sacerdote que a “preside”, mas por todos os cristãos que a “vivem”. No entanto, o Vaticano evita estritamente o termo "celebrar" para a Eucaristia Novus Ordo e insiste que ela é apenas "presidida", enquanto a Missa em Tradicional em Latim é, naturalmente, "celebrada".

#newsJddwuslvlc