pt.news
164

Relatório McCarrick contradiz Francisco. "Eu não sabia de nada"

O relatório McCarrick afirma que até 2017 ninguém - incluindo Parolin, Ouellet, Becciu ou o Arcebispo Viganò - forneceu a Francisco qualquer "documentação" a respeito das alegações contra McCarrick.

"Francisco escutou apenas que houve alegações e rumores relacionados à conduta imoral com adultos que ocorreram antes da nomeação de McCarrick para Washington".

E ainda: "Acreditando que as alegações já haviam sido revisadas e rejeitadas pelo Papa João Paulo II, e bem ciente de que McCarrick estava ativo durante o papado de Bento XVI, Papa Francisco não viu a necessidade de alterar a abordagem que havia sido adotada nos anos precedentes". Isso contradiz a declaração de Viganò de 2018, na qual ele afirma que informou pessoalmente a Francisco em 2013 sobre os abusos de McCarrick.

A declaração do relatório de que Francisco ouviu "alegações e rumores", mas pensou que eles "já haviam sido rejeitados", contradiz as alegações que Francisco fez a Valentina Alazraki em sua entrevista de 2019, dizendo que "de McCarrick eu não sabia nada, claro, nada". E: "Já disse várias vezes que não sabia de nada, não tinha ideia. Você sabe que eu não sabia nada sobre McCarrick, caso contrário não teria ficado calado".

Fotografia: © Mazur, catholicnews.org.uk CC BY-NC-SA, #newsVkvemggkwc