pt.news
383

Exclusivo: Superior geral dos Cartuxos combate com os "ultraconservadores"

A Sociedade Internacional de São Bruno (IFSB), um grupo leigo próximo aos cartuxos, perguntou ao dom Dysmas de Lassus, Superior Geral dos Cartuxos, sobre eventos recentes na Cartuxa de Marienau (Alemanha).

Marienau é o mosteiro com a maior comunidade cartuxa do mundo, com mais de trinta membros. De Lassus vive na Grande Chartreuse, na França.

O inquérito foi motivado pelos relatórios de Gloria.tv sobre o desejo de dois monges que celebraram o Rito Cartuxo Antigo e a imposição do ex-beneditino suíço, o abade Martin Werlen, como "assistente apostólico".

Em sua resposta ao IFSB, De Lassus defende a nomeação de Werlen. Esse é um psicólogo qualificado e militante anticatólico que defende bênçãos gays, fornicação homossexual, ordenação feminina, sacerdotes casados, etc.

Ao mesmo tempo, De Lassus rotula aqueles monges que amam a liturgia de São Bruno e criticam Werlen como "ultraconservador", enquanto menosprezam o anticatolicismo de Werlen como "nem sempre ideal".

Resposta de De Lassus citada pela IFSM

"A Cartuxa de Marienau recebeu um Assistente Apostólico cuja missão é solucionar uma situação de tensão que o anterior prior deixara desenvolver por muito tempo e que ameaçava se tornar explosiva.

A missão do padre Werlen não é doutrinária. Estamos cientes de que suas posições doutrinárias nem sempre são ideais, mas os comentários dos ultraconservadores a esse respeito são tão obviamente exagerados que não faz sentido respondê-los.

O que é não é tolerável é o poder [pelo qual] os ultraconservadores assumiram a comunidade, permitindo que ninguém, a não ser eles mesmos, expressem opiniões, porque nenhum pensamento divergente é aceitável.

Dois monges foram embora. No entanto, não é toda a comunidade que pensa como eles, longe disso, as cartas enviadas pelos monges ao reverendo padre provam isso. O que a maioria dos monges deseja é apenas viver sua vocação em paz. A missão do padre Werlen é tornar isso possível novamente e nada mais".

Fotografia: © will_cyclist, CC BY-SA, #newsRxulvmkavq