pt.news
1183

A maior basílica do Brasil inaugura uma enorme obra de arte de Rupnik

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Brasil, vai inaugurar a 11 de maio os mosaicos da sua fachada sul, todos da autoria do Padre Marko Rupnik.

O Santuário é o maior santuário do Brasil e a segunda maior igreja do mundo, a seguir à de São Pedro.

A fachada sul é a segunda das quatro fachadas da igreja a ser revestida com artefactos do Padre Rupnik. A fachada norte é a maior obra de Rupnik até à data, cobrindo uma área de 40.000 m2. Foi revelada ao público em março de 2022.

Francisco protege constantemente Rupnik, que foi acusado de fornicar com dezenas de freiras. Foi excomungado muito brevemente e imediatamente reciclado por Francisco como pregador da Quaresma no Vaticano.

Uma das suas vítimas, Gloria Branciani, teve um caso de nove anos com Rupnik, que agora descreve como uma "descida ao inferno". Com Rupnik, a dimensão sexual não pode ser separada da experiência criativa", afirmou ao OsvNews.com (30 de abril). Segundo ela, "quando ele me retratou, explicou que eu representava o eterno feminino; a sua inspiração artística vem precisamente da sua abordagem à sexualidade".

Branciani foi modelo do P. Rupnik quando ela era estudante de medicina e convidada frequente do seu atelier em Roma. "Ele defendia que a sexualidade se transforma e se purifica na obra de arte", diz ela.

Tradução de IA

Maria Lindinalva Soares
Tem que tirar toda essa arte, pois não tem como olhar para ela e não lembrar dos crimes cometidos.