pt.news
258

Rev. John Hunwicke RIP - Uma vítima do Prefeito Arthur Roche?

O Rev. John Hunwicke, um académico de Oxford, linguista e antigo pároco anglicano que se tornou sacerdote católico em 2012 para o Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, morreu a 30 de abril, após uma batalha contra o cancro do pâncreas.

Desde 2022, a sua saúde precária e o seu coração tornavam-lhe difícil andar e respirar. Era um homem muito culto, verdadeiramente atento e amável, que demonstrava um profundo respeito mesmo pelos seus inimigos teológicos. Nos seus tempos livres, podia ser encontrado a ler os clássicos e a poesia latina e grega.

Durante trinta anos, ensinou latim e grego. Descrevia-se a si próprio como um professor severo, mas era também bem-humorado e divertido. O Rev. Hunwicke usava a sua erudição para defender o Rito Romano. Antes da introdução do malogrado Novus Ordo, Hunwicke aprendeu o Rito Romano quando ainda era seminarista anglicano na St Stephen's House, em Oxford.

Joseph Shaw, presidente da Sociedade Inglesa de Missa Latina, escreve num obituário que Hunwicke, na altura um pároco anglicano, aderiu à sociedade como amigo, uma vez que só os católicos podiam ser membros efectivos. Depois de se ter tornado sacerdote católico, Hunwicke esteve sempre disposto a ajudar a Sociedade da Missa Latina de todas as formas possíveis: celebrando, dirigindo peregrinações, ensinando latim.

Durante muitos anos, o Rev. Hunwicke foi um participante muito apreciado no simpósio anual de verão "Fórum Romano", em Gardone Riviera, Itália.

Na sua conferência de 2014 no "Fórum Romano", Hunwicke apresentou uma paródia de "vários autores" da Ilíada de Homero, a fim de expor o método "histórico-crítico" desatualizado que alguns exegetas conservadores ainda aplicam à Bíblia.

No Fórum Romano, Hunwicke dava regularmente entrevistas à Gloria.tv. Desde cedo, percebeu que Francisco usava [desajeitadamente] a ambiguidade para atingir os seus objectivos. Percebeu rapidamente que, no vocabulário de Francisco, "diálogo" significava "submissão". Para Hunwicke, o coração de Francisco é corrupto e as suas acções são vergonhosas e "más".

Falando sobre a liturgia numa das suas entrevistas ao Gloria.tv, Hunwicke explicou que o Cânone da Missa remonta aos Apóstolos. Os estudos litúrgicos mostram que o culto cristão primitivo não era uma comunhão de mesa, mas tinha uma "complexidade ritual".

Em consciência, não podia assinar um documento cheio de erros litúrgicos e históricos que o seu superior lhe apresentava depois de "Traditionis custodes".

Hunwicke foi uma vez colocado numa lista de colaboradores da "International Commission on English in the Liturgy" (ICEL) e escolhido para traduzir um texto. Mas, mais tarde, o seu nome foi retirado devido ao veto de um bispo. Hunwicke tinha a certeza de que esse prelado era D. Arthur Roche, o atual Prefeito do Vaticano para a Destruição da Liturgia.

O Rev. Hunwicke deixa a sua querida esposa, filhos e netos. Requiescat in pace.

Tradução de IA

15:52