Clicks200
pt.news
1

Ira de Deus: Vaticano pagão de Francisco com risco de falência

Após seis anos de Francisco, a situação financeira no Vaticano é muito pior do que quando Bento XVI abandonou o barco, escreve o jornalista italiano Gianluigi Nuzzi em seu novo livro, intitulado "Giudizio Universale" [Juízo Universal].

"Todos os parâmetros precipitaram, por exemplo, na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA), os resultados operativos apresentaram uma queda de mais de 60%".

A atual situação "não é uma ferida, mas uma hemorragia", segundo Nuzzi.

A situação é "preocupante". O Vaticano está diante de um "colapso de administração". Há uma "falta de informações básicas". O nepotismo reina, ocultando abusos, privilégios e contabilidades fantasma.

As doações despencaram. O Óbolo de São Pedro foi reduzido à metade em dez anos (2006: 101 milhões de euros; 2018: 51 milhões de euros). Apenas dois euros de cada dez vão aos necessitados. 58% do Óbolo de São Pedro é usado para tapar os furos na Cúria Romana.

A administração das propriedades imobiliárias do Vaticano é ineficaz. 40% dos ativos não geram renda. 800 das 4421 construções administradas pela APSA estão vazias. 15% dos imóveis em aluguel têm renda zero.

Fotografia: Gianluigi Nuzzi, © International Journalism Festival. , CC BY-SA, #newsHovvgpiliz

Rosemary Souza likes this.