pt.news
241

Weinandy: Francisco ainda pior do que os maus papas do passado

No passado, os maus papas estavam manchados de fornicação, simonia, nepotismo e ganância, mas a crise atual é pior porque Francisco está a atacar a doutrina católica, disse o padre capuchinho Thomas Weinandy ao LaVerita.info (25 de janeiro):

"Os seus antecessores podem ter praticado a fornicação, mas nunca afirmaram que a fornicação era boa. Agora, no entanto, Francisco parece estar a atacar o próprio ensinamento moral da Igreja, especialmente em questões de sexualidade".

Francisco está a "minar o ensinamento da Igreja" e "em vez de reforçar a unidade na Igreja, está a criar divisão".

Nunca aceita críticas, mas culpa os outros, apesar de ter sido a sua ideologia, e não a ideologia dos outros, que criou os problemas actuais.

Weinandy observa que o "Sodoma Supplicans" de Francisco não está de acordo com o ensinamento da Igreja porque os actos homossexuais são intrinsecamente maus.

Tudo o que sai do Vaticano, seja de Francisco ou de Tucho, está cheio de "ambiguidade enganadora e manipuladora".

Os dois semeiam deliberadamente a confusão que "serve para promover o que é desejado mas não manifestado abertamente. E isso é diabólico".

"Teremos bispos que abençoarão concubinas homossexuais e outros que se recusarão a fazê-lo, porque já não há clareza sobre a doutrina da Igreja".

Weinandy parece pensar que "a maioria" dos bispos americanos tem uma fé católica sólida, "mas não todos, especialmente os nomeados por Francisco".

Francisco não gosta dos Estados Unidos precisamente porque ainda lá há muitos bons católicos, revela Weinandy.

O autor considera a sinodalidade uma farsa, porque Francisco é mais tirânico do que qualquer outro papa de que há memória, porque nenhum bispo ou teólogo foi consultado para a Fiducia Supplicans, como é habitual num documento do Vaticano, "e esta é uma conduta ditatorial do pontificado".

O mesmo se passa com "a tão apregoada parresia": "Francisco quer que a verdade seja dita para poder identificar os seus inimigos e vingar-se quando não gosta do que ouve".

Tradução de IA