jili22
31

Meditação para a quarta-feira depois de Pentecostes: Quem escuta meu Pai e se torna dócil para aprender o que ele ensina, vem a mim

MEDITAÇÃO PARA A QUARTA-FEIRA DEPOIS DE PENTECOSTES

Quem escuta meu Pai e se torna dócil para aprender o que ele ensina, vem a mim . (S. João, cap. 6)


1. Considerai que honra e que felicidade é para uma alma ter o próprio Deus por mestre e preceptor, e ouvir e aprender dele uma ciência que a conduz a Jesus, seu Salvador, e que , por isso é chamada de ciência da salvação . Esta ciência não se adquire através do estudo e do trabalho, como as demais ciências humanas; mas é infundido e inspirado pelo Espírito Santo que, através deste dom de conhecimento , nos permite avaliar os bens criados e julgar todas as coisas criadas, não de acordo com sua aparência externa, inclinação ou afeição que temos por eles, não segundo a utilidade que deles podemos receber, mas simples e unicamente segundo a relação que têm com Deus, que os fez da sua bondade e que quer que sejam sempre relatados para a sua glória.
Veja e examine que progresso você fez nesta escola do Espírito Santo: o que você aprendeu com um Mestre tão bom? Infelizmente! que há motivos para temer que você ainda seja muito pouco instruído nesta ciência dos Santos!

2. Considere os frutos e bênçãos que este dom de conhecimento traz consigo ; pois assim como o dom da sabedoria eleva a alma justa ao conhecimento das coisas divinas; também, pelo dom do conhecimento, ela não se deixa enganar pelas falsas aparências do bem que se encontram nas coisas do mundo: o falso esplendor das riquezas, a vã pompa das honras, as tentações enganosas dos prazeres não não a surpreende, porque olha todas essas coisas na verdade do que são, e não na vaidade do que parecem.
Agora reflita sobre você mesmo, veja se sua mente está iluminada por esta ciência divina; mas tenha cuidado, seguindo a advertência de Jesus Cristo, para que a sua luz seja trevas ; e lembre-se do que o Homem Sábio disse: Qualquer doutrina ou força mental que os homens pensem ter, todos os seus sentimentos e todos os seus raciocínios serão em vão, se forem desprovidos do conhecimento de Deus.

3. Considerai que, para obter este dom de conhecimento em excelente grau, é preciso entrar no sentimento do santo Apóstolo, que se gloriava em não conhecer outra coisa senão Jesus Cristo , e Jesus Cristo crucificado, considerando-o inútil e até prejudicial a qualquer outra ciência que não tem relação ou subordinação à ciência de Jesus crucificado; que ele chamou de ciência supereminente,ao qual desejava dedicar-se com todo o coração e com todo o carinho.

PRÁTICA

Tenha certeza de que não existe outra ciência verdadeira além da ciência dos Santos: peça-a a Deus.
Qualquer outra ciência é inchada, enganosa e cega: desconfie dela com sabedoria.

(Meditação retirada de A Coroa do Ano Cristão )

retirada do excelente blog católico : le-petit-sacristain.blogspot.com