Tesa
342
Seminário menor do Rio restaura uso da faixa azul. Como é tradição da Igreja na formação eclesiástica, nos primeiros dias do seminário menor o Cardeal Orani Tempesta fez a vestição da batina a 11 …Mais
Seminário menor do Rio restaura uso da faixa azul.

Como é tradição da Igreja na formação eclesiástica, nos primeiros dias do seminário menor o Cardeal Orani Tempesta fez a vestição da batina a 11 fiéis da sua Arquidiocese do Rio de Janeiro, que ingressaram no seminário, enquanto ainda estudam o Ensino Médio.
Além do uso da batina desde o início da formação sacerdotal, merece destaque que, no aniversário de 277 anos de fundação do mesmo Seminário, foi restaurado o uso da faixa azul na batina, reservando a de cor preta para os alunos do Seminário Maior (estudos de Filosofia e Teologia), conforme explica o reitor, Cônego Leandro Câmara.
Ainda hoje o México costuma que seus seminaristas usem batina azul, como distinção àquele país. Muito provavelmente, também brasileiros em Roma, alunos dos Seminários Pontifícios, usavam faixa azul com duas listras, verde e amarela, como forma de identificá-los.
Com informações e foto da Arquidiocese do Rio de Janeiro.