pt.news
124

eu prega homilia de Pentecostes a igreja cega

O agnóstico jornalista italiano Domenico Cacopardo visitou, em Pentecostes, o Domo de Fidenza - Itália, durante a missa (ItaliaOggi.it, 3 de junho).

O padre presidia no andar de baixo, no nível do público, não no santuário.

Cacopardo observou o óbvio: o padre estava na sombra com sua plateia, enquanto que, no santuário, ele estaria iluminado pelo sol: “Qualquer um poderia ter visto que o padre está dialogando com Deus e recebendo a iluminação para transmiti-la ao seu rebanho".

Ele lembra que desde o Concílio Vaticano II, o padre "se volta para os fiéis", enquanto antes ele costumava "ficar de frente para Deus". Cacopardo não está impressionado com isso:

“Nunca como neste domingo, na Catedral de Fidenza, podia-se entender que, com essa mudança, o padre celebrador perdeu todo o carisma, toda a conexão com o Deus do dogma e do mistério; ele se tornou fiel como os outros, dotado de faculdades terrenas que lhe foram dadas por uma igreja menos (ou talvez não) radiante com seu Deus".

Para o jornalista incrédulo, essa é uma "prova visível" da "secularização do catolicismo" e do "colapso da sua sacralidade que, por muitos séculos, esteve presente e foi reconhecida pelos fiéis".

Cacopardo também encontra esse colapso na reação da Igreja ao coronavírus. Ele chama essa reação de "uma resposta inteiramente terrena, tão terrena que a Igreja renunciou a sua relação com a transcendência, garantida a ela pelo rito da missa e pela Sagrada Comunhão".

#newsBheuatygid