03:54
h2onews.org
2,1 mil
Deus chora na Terra - Quênia. Nos últimos anos, uma das mais missões mais importantes da Igreja na África tem sido a luta contra a praga do século XX: a AIDS. A Igreja Católica é na África a principal …Mais
Deus chora na Terra - Quênia.

Nos últimos anos, uma das mais missões mais importantes da Igreja na África tem sido a luta contra a praga do século XX: a AIDS. A Igreja Católica é na África a principal instituição na ajuda às vítimas da AIDS - aqueles que soros-positivos do vírus HIV, assim como os homens africanos, mulheres e crianças que sofrem da doença - especialmente as viúvas e órfãos. Para eles, a Igreja não é apenas um serviço, é como uma mãe.
As irmãs franciscanas no Quênia são um exemplo para muitos. Apesar de seus limites econômicos e da falta de apoio do governo, tornaram-se líderes em relação à organização de uma base de atendimento médico domiciliar, clínicas e programas de educação para a prevenção da AIDS, especialmente o sucesso do programa para a Educação para a Vida. A necessidade continua sendo enorme: todos os dias no Quênia, a AIDS mata 300 pessoas. Um dos maiores problemas criados pela AIDS é que afeta as crianças, muitas das quais são órfãs, e, assim, forçadas a se tornarem chefes de suas famílias.
O cuidado integral, a prevenção e o acompanhamento têm sido as respostas da Igreja diante desse sofrimento. A resposta de muitas outras organizações internacionais tem sido o preservativo.
No entanto, informação bem documentada mostra que os preservativos, por si sós, não impedem a propagação do HIV e da AIDS.
Neste pequeno filme, o Bispo Dom Alfred Rotich fala sobre os desafios da pobreza e da AIDS no Quênia.
Português:
- Ajuda à Igreja que sofre no Brasil
www.aisbrasil.org.br
- Ajuda à Igreja que sofre em Portugal
www.fundacao-ais.pt