Clicks273
pt.news

Sem rigidez, sem legalismo: bispo de Lake Charles implementa Traditionis Custodes

Não há nenhuma proibição em qualquer lei particular ou lei universal contra a celebração de qualquer sacramento no Rito Romano em qualquer paróquia, capela ou oratório de sua diocese. Escreve Glen Provost, bispo de Lake Charles (Louisiana - EUA), em um decreto (abaixo).

Em sua diocese, todo sacerdote pode fazer uso do Rito Romano se souber celebrá-lo e tiver um “conhecimento básico” do latim.

Os grupos de Missa Romana existentes podem continuar como antes e estão dispensados da regra da TC de que as igrejas paroquiais devem ser evitadas.

Em uma carta que acompanha o decreto, Provost explica que não tem conhecimento de ninguém nas comunidades de Rito Romano expressando oposição ao Concílio Vaticano II, muito menos negando sua legitimidade. Portanto, escreve que seria "grosseiramente negligente, se não insensível, implementar qualquer lei restritiva".

O bispo está ciente das necessidades das pessoas, como doenças, problemas psicológicos, dificuldades financeiras, desemprego ou separação no casamento. Essas pessoas buscam consolo nos ritos da Igreja.

Provost reconhece essas realidades e não quer se envolver em argumentos que os fiéis achem incompreensíveis, tornando-se irrelevante como bispo.

#newsDfnzrbypog