Ed Ward
281

Contra-ataque da Irmandade dos Nove Mandamentos

Recentemente, foi noticiado que em 2022, mais de meio milhão de pessoas anunciaram a sua saída da Igreja Católica Alemã… E assim bateram o recorde do ano anterior – porque já é uma tendência há algum tempo. A Igreja Evangélica da Alemanha também perdeu cerca de 600.000 membros da igreja – portanto o fenómeno não diz respeito apenas aos católicos. No entanto, ambas as denominações não têm as suas próprias razões específicas, causas que levaram a tal catástrofe? Provavelmente sim - pelo menos em parte... Como ilustrar esta crise? A maneira mais simples é considerar o exemplo de um certo padre alemão, Wolfgang Rothe. É lá que mora uma pessoa conhecida, pública, escandalosa e colorida, muitas vezes presente na mídia, dando entrevistas, etc. - aparentemente em busca de popularidade. Uma das faces famosas e reconhecíveis desta igreja. Ele tem um apelido interessante: 'Vigário do Uísque'. Ele é considerado um especialista em whisky escocês e utiliza esse conhecimento nas atividades da igreja. Durante anos (ou seja, desde 2010) ele afirmou abertamente ser homossexual, é muito ativo nos círculos homossexuais e até promove essa orientação sexual ! Foi vice-reitor do seminário de St. Pölten, na Áustria, perto de Viena, que se tornou famoso em todo o mundo devido a um enorme escândalo moral/sexual em que a direcção participou activamente (em consequência do qual foi encerrada no ordem do Vaticano), ver [a]. Ele causou outro escândalo de grande repercussão quando, explicando sua queda bizarra e espetacular da varanda do 2º andar, acusou seu bispo de lhe dar uma droga psicotrópica e alegada tentativa de estupro (!!!) Enquanto outras fontes explicaram este acidente simplesmente com seu abuso de álcool… (Veja [b] ou [c] - também para várias ilustrações criadas usando inteligência artificial computadorizada ilustrando essas duas explicações tão diferentes.... ᵃ ). Na Polónia, o “Vigário do Uísque” é especialmente conhecido como o denunciante do Rev. Prof. D. Oko e do padre alemão Stoehr, que foi processado num julgamento escandaloso na Alemanha por sua causa. O professor Dariusz Oko, filósofo polaco de Cracóvia, num artigo publicado na revista "Theologisches" caracterizou grupos influentes ou mesmo máfias de padres homossexuais como "colónias de parasitas", "cancro" e "praga homossexual". O artigo não passou despercebido. O padre homossexista Wolfgang Rothe abençoando ostensivamente casais gays, exibindo-se em instituições gays, etc., sentiu-se ofendido e apresentou uma denúncia - uma queixa que levou a um julgamento em Colônia, ver [b] e [c]. O cardeal alemão Gerhard Ludwig Müller, um dos ex-mais altos dignitários do Vaticano, disse o seguinte sobre a primeira sentença proferida por um tribunal alemão (o caso acabou sendo resolvido):

Como alemão, tenho vergonha de que no meu país seja novamente possível fazer alegações sobre o chamado incitamento ao ódio contra a sociedade e a condenação de um cientista polaco porque ele forneceu factos... os alarmes deveriam soar imediatamente para as pessoas educadas em história; deveriam ficar horrorizados ao lembrarem-se de um certo ‘advogado’ que, agindo como um chamado governador-geral, enviou todo o corpo docente da Universidade de Cracóvia para um campo de concentração. O artigo do Prof. D.Oko é um relatório científico sobre crimes graves. .. cometidos por clérigos de alto escalão... que se escondem atrás do escudo de impunidade que seu cargo confere... Condenar esses crimes com palavras fortes não é uma incitação ao ódio na sociedade, mas um ato de coragem que merece o respeito de todas pessoas decentes. Estes crimes não devem ser subestimados só porque os seus perpetradores eram homossexuais activos que poderiam ter sido ofendidos por alguém que lhes dissesse a verdade na cara. Voltamos ao ponto em que os culpados são protegidos e os inocentes são punidos?”

Lendo estas palavras equilibradas, sábias e justas, gostaríamos de dizer, tendo tais hierarcas católicos: "Noch ist Deutschland nicht verloren"! (ou seja, "A Alemanha ainda não morreu" ou melhor, "A Igreja Católica Alemã ainda não morreu"). E como reagiu o próprio denunciante a esta afirmação?

"Estou surpreso que um cardeal tenha se unido contra os propagadores do ódio e nem mesmo se esquivado de distorcer a história. Himmler e Goebbels insultaram os homossexuais como parasitas e pragas do povo. O nazista Hans Frank certamente não teria perseguido Oko, no pelo contrário, ele teria ficado satisfeito. Em Auschwitz, onde Oko nasceu, homossexuais foram internados e mortos, mas o Cardeal Müller não parece se importar", (ver [e]).

É digno de nota quão habilmente ele conecta o local de nascimento do padre polonês com o campo de concentração alemão que seus compatriotas ali instalaram durante a ocupação. Sim, ele evita mentir - mas gentilmente sugere isso... Muito inteligente! Vale a pena lembrar este julgamento e devido às incríveis manobras de bastidores de fatores muito influentes ou autoridades alemãs : a Deutsche Welle, o órgão de informação do Bundestag (!) publicou - na véspera do julgamento - uma entrevista com o acusador, permitindo-lhe assim divulgar as suas acusações não comprovadas... Apontando claramente para a opinião pública polaca, alemã, mundial - mas também para o tribunal alemão!!! - de que lado estão as simpatias e expectativas das autoridades... Não é simplesmente espantoso (e num país que naturalmente se apresenta como democrático!), ver [d]. Mas o que significa quando um padre celibatário começa a anunciar as suas preferências sexuais? Como entender tal afirmação de alguém que ainda se considera padre católico? Provavelmente isto pode ser entendido como uma mensagem como, digamos: «Saiba que se acontecer de eu quebrar o 6º mandamento, será apenas com algum rapaz bonito...». Embora, talvez seja antes uma declaração de que ele simplesmente não pretende obedecer a este mandamento? (Ou talvez haja algo como uma oferta ou proposta por trás disso?) Surge a pergunta: Será que essa pessoa talvez tenha uma abordagem semelhante aos outros mandamentos? É apenas para aquele sexto 'terrível'? Sim, estas pessoas (pelo menos por agora!) centram a sua atenção neste mandamento. Mas este movimento poderá expandir-se. Nada garante que os seus problemas relativos ao Decálogo não venham um dia, naturalmente, a pouco e pouco, a abranger outros mandamentos… Afinal, é lógico : provavelmente se pode esperar que clérigos que tenham dificuldades em guardar, por exemplo, o 7º " Não roubar : « Sim, tento não roubar, mas nem sempre dá certo para mim... Por exemplo, quando vejo um belo ouro, joias pesadas ou um carro esporte elegante no qual o motorista se esqueceu de levar Pegue as chaves, não consigo evitar... » Ou no dia 5 « Não mate : Você sabe que sou um homem de paz, mas se alguém me 'irrita', tudo pode acontecer. Sinceramente, aviso! ». Estes representantes do movimento, vamos chamá-lo convencionalmente de «o movimento dos 9 mandamentos», muitas vezes consideram-se representantes do movimento de modernização… Mesmo para algo como 'profetas' anunciando uma versão nova e atenuada de um 'mais leve' tipo de cristianismo!O advento de uma nova igreja na versão 2.0 ou ++... Ou seja, "A Igreja dos Nonos Mandamentos".
Como disse, são muitos (legião?), estão presentes em muitos países - também na Polónia - muitas vezes ocupam cargos muito elevados e podem contar com pessoas poderosas e influentes nos bastidores… Para alguns católicos (especialmente os da “velha escola”), a actividade deste tipo de clero conduz inevitavelmente à catástrofe, ao suicídio espiritual de uma instituição eclesial. Para a morte espiritual de si mesmos e daqueles que os seguem. O que dizer a alguém convencido de que é o equivalente espiritual do infame piloto Andreas Lubitz, que em 2015 cometeu suicídio – e assassinou 149 pessoas – ao destruir intencionalmente um avião cheio de passageiros que pilotava?

El poeta polaco Juliusz Słowacki [1809-1849] - muchos recuerdan su famoso poema profético que anunciaba al "Papa eslavo", que era San Juan Pablo II:

"Em meio à discórdia Deus toca um enorme sino para o Papa eslavo O trono está vago. Este não fugirá da espada como aquele italiano Como Deus, corajosamente enfrentará a espada Para ele, o mundo é pó Olhe, aí vem o papa eslavo, um irmão do povo!" Jornal da Globo - Veja as principais notícias do Brasil e do mundo no site do telejornal, com apresentação de William Waack e Cristiane Pelajo - NOTÍCIAS - Não é mais a mesma

Mas este grande poeta católico não era acrítico ou cego. Ele também escreveu palavras completamente diferentes, dramáticas e amargas:

Perdoe, Senhor... [para] este grande deserto, vestido de mármore e Tua cruz; a exaltação poética me deixa mais ousado, então tocarei neste corpo de fé católica… Uma lesma babando nas flores, é menos nojento do que este velho, ousado e falsificado viúva de Césares, a igreja sem o espírito e a palavra de Deus. ... Agora o vento vai aumentar, que circundará as colunas da Igreja, Todos aqueles que não foram apoiados pelos santos, será destruído...”
(« …O daruj Panie!… tej wielkiej pustyni, Co się w marmury i w twój krzyż ubrała;
Jednego wieszcza mię rym śmielszym czyni, Że tego wiary katolickiej ciała
Dotknę się… Ślimak, który kwiaty ślini, Tak ich nie brzydzi, jako ta zuchwała,
Fałszywa, dawna po Cezarach wdowa, Kościół, — bez ducha Bożego i słowa
.…
Teraz wiatr się zerwie, Który kolumny kościoła okręci,
Te wszystkie — których nie podparli święci, I zniszczy… » )


Será este um diagnóstico trágico ou será mais uma profecia do brilhante poeta polaco? Não está toda uma “legião” de inimigos internos da Igreja tentando fazer com que isso aconteça? Talvez as suas actividades, a tolerância da hierarquia de que gozam aqui e ali contribuam para o facto de centenas de milhares de católicos já não se sentirem em casa na Igreja? Talvez para eles a igreja atual seja demasiado “moderna”, talvez até a considerem um tanto “anti-igreja”... E perdendo a esperança de melhoria - eles "votam com os pés"... Eles correm longe ... Todo esse material não é excelente para um roteiro de filme?
Propus aqui o seu primeiro esboço [a] - e ainda convido a todos que queiram colaborar neste projeto...
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ᵃ )Talvez você desenhe ou pinte você mesmo? E talvez você tenha uma ideia para apresentar esses eventos? Compartilhe com todos nós. Prometo anunciar na Internet ! O pintor americano Terry Nelson, de Minneapolis/EUA, também pintou um quadro intitulado "Visita ao Seminário" ilustrando o escândalo do seminário...

[a]
Zróbmy film!
[b]
The Fall of Father Dr. Wolfgang Rothe
[c]
A Queda do Padre Dr. Wolfgang Rothe
[d]
Proces księdza D.Oko i J. Stoehr-a
[e]
Wolfgang Rothe kritisiert Kardinal Müller – kath.ch
[f]
ANEXO
Rascunho do cenário: Introdução

Conflito entre dois clérigos : entre um certo monge - um seguidor da "Igreja dos Nonos Mandamentos" e um padre católico tradicional. O filme também será parcialmente inspirado (em maior ou menor grau) por vários escândalos famosos (em várias igrejas cristãs e outras), por exemplo, o processo movido na Alemanha contra o Pe. O Prof. D. Oko e o padre alemão J. Stoehr... No entanto, os personagens do filme não podem ser identificados com pessoas reais. Mas eles serão inspirados por eles - em maior ou menor grau: «Um filme baseado em acontecimentos ficcionais, mas contendo alguns elementos de verdade». O filme em si pretende mostrar alguns mecanismos sócio-religiosos existentes e será precedido por uma advertência tradicional: «qualquer semelhança com o real gente é coincidência »...
Suposições gerais :
- a crescente popularidade da religiosidade "leve" baseada na observação apenas de alguns mandamentos selecionados (por exemplo, sem o 6º ou seja, apenas os nove mandamentos restantes);
- redes de amizades, relações baseadas no apoio mútuo, exploração e ocultação de erros, fraquezas ou crimes ocorrem também em ambientes eclesiais;
- por vezes, estes tipos de redes e ligações podem ficar sob a influência de máfias criminosas autênticas e reais (por exemplo, sob a influência de chantagem)
- ou eles próprios evoluem nessa direção;
-talvez seja uma surpresa para alguém, mas os chefes, ou seja, « capo » das verdadeiras máfias tradicionais, muitas vezes enfatizam o seu apego aos valores tradicionais, cuidando das suas famílias, por vezes ostentam-se como religiosos, gostam de estar no companhia de religiosos, do clero, e, por vezes, até têm capelães (como acontece por vezes no sul de Itália, por exemplo). Convido todos que desejam cooperar no roteiro com ideias, sugestões (fale sobre isso perto de você!). O título provisório do filme pode ser, por exemplo: "Contra-ataque da Irmandade dos Nove Mandamentos".

Logline
O conflito entre o padre clássico (talvez um pouco ingênuo, mas cheio de boa vontade e fé) [tentando] purificar sua Igreja, estigmatizando o mal [que ele vê] (e tornando-se assim objeto de ataques odiosos por parte dos inimigos [internos] a quem ele desmascara), e um monge caído que está a serviço da máfia e desempenha o papel de seu "capelão" ... Este monge é uma figura muito misteriosa, mas muito se sabia sobre ele, embora mantivesse sua história cuidadosamente escondida. Nas suas costas, histórias incríveis foram contadas sobre suas aventuras. Dizia-se que uma vez em Paris, ele escalou (embriagado!) a Torre Eiffel do lado de fora à noite! E ele caiu quando já estava bem alto, provavelmente em algum lugar na altura do 2º andar... Ele quebrou a perna e está mancando desde então. Foi amplamente assumido que ele queria repetir o feito de Albert Stalk - conhecido como "Eiffel Al", que foi o primeiro homem no mundo a escalar a Torre Eiffel sem qualquer equipamento de proteção em 1990... Ele próprio, quando questionado, afirmou que ele teve que fugir dos impulsos do seu superior, um homo declarado, que o agredia, que fugia para proteger a sua virtude, a pureza ! Este monge - ele era antes de entrar para a máfia, um clérigo clássico e normal. Supostamente, ele era até confessor de um ex-político importante com quem também mantinha relações homossexuais... Ele também era um diretor de um grande internato onde ocorriam grandes escândalos homossexuais… Descobriu-se que ele estava diretamente envolvido neles. A máfia local descobriu isso e começou a chantageá-lo, ameaçando expô-lo se ele não lhes fizesse vários favores. Com o tempo, a sua colaboração ocasional com ela tornou-se permanente e ele tornou-se o braço direito do seu líder... Quando o escândalo veio à tona, ele primeiro negou-o veementemente, processando os seus acusadores. Depois de perder os julgamentos, ele mudou de tática, passou a promover abertamente o “amor livre” e as ideologias LGBT. Ele juntou-se a outros clérigos que abordam de forma semelhante o sexto mandamento e exigem que o ensinamento da Igreja seja adaptado ao problema das minorias sexuais. Isso mudou radicalmente sua psique e personalidade.

Synopsis
Uma das cenas principais se passa em uma sauna gay. O chefe da máfia, seu “Consiliere”, o Capelão e vários outros gangsters estão presentes (estão parcialmente despidos, sobras de comidas luxuosas, bebidas chiques podem indicar que alguma devassidão está chegando ao fim, não está claro se é apenas " homo" / "gay" ou “hetero”). Estão falando do filme “O Poderoso Chefão”. Eles ficaram profundamente impressionados com a cena em que um famoso diretor de cinema, que se recusa a fazer um favor a um chefe da máfia, acorda aterrorizado na cama com a cabeça decepada de seu cavalo favorito. Eles se perguntam «Como conseguiríamos fazer isso? Como faríamos a ele uma “oferta que ele não poderia recusar”? » O capelão deles reclama que tem um problema com um certo padre tradicional (ou seja, um padre de alguma igreja cristã tradicional dos “Dez Mandamentos”) que continua a criticá-lo de todas as maneiras possíveis, verbalmente e por escrito. O chefe (capo) concorda em ajudá-lo. Porém como fazer isso?

Gangster1 : Vou quebrar os ossos dele. Isso vai acalmá-lo...
Gangster2: Melhor sequestrar alguém da família dele...
Chefe: Calem a boca, vocês dois!
Alguém diz: Ele deve receber “uma oferta que não pode recusar” ! Todo mundo gosta dessa proposta. Sim, essa é uma boa ideia! Mas como perceber isso?
Chefe para Consigliere: Pense nisso...
Consigliere: Temos contato com a polícia de onde ele mora?
Temos algum contacto com a polícia onde ele vive?
Precisamos encontrar sua família. Também precisamos verificar os antecedentes e a vida pessoal.. Chegar ao pessoal da casa, incluindo um cozinheiro, uma faxineira, um zelador... Ele próprio certamente tem alguns amigos importantes (polícia, tribunais, advogados) - isso também deve ser levado em consideração... Temos algum contato com alguma das "famílias" que governam esta área?
Consigliere ao Capelão:
primeiro você tem que processá-lo.
Capelão: Mas sob que pretexto?
Consigliere: Você o acusará de “discurso de ódio”! Afinal, ele odeia os seguidores da nossa nova fé, é primitivo e atrasado. De qualquer forma, vamos condená-lo e desacreditá-lo. Afinal, temos entre nossos amigos e jornalistas especialistas em descrédito e “kompromats”... E se necessário, lançaremos mecanismos políticos através de parlamentares amigos... E quando o terreno estiver pronto, desferiremos um golpe repentino e desestabilizador ! Será como um raio vindo do nada! E então poderemos fazer-lhe uma "oferta irrecusável". Fazê-lo saber que não está seguro, que está nas nossas mãos! No entanto, pode não ser fácil ou barato...
Capo (Chefe): Você está certo. Na verdade, devemos fazer-lhe uma “oferta” que ele não possa recusar. Mas, por agora, não toquem na sua pessoa ou na sua família. Cuide disso pessoalmente, consigliere...

v1.1PORT (23/08/2023)
Ed Ward
Nova versão do roteiro do filme (v2.1), veja também : Counterattack of the Brotherhood of the 9 Commandments v2.1, Madryt, Madrid, Hiszpania, eHiszpania.com (inglês e polonês)